O semanário REGIÃO DE CISTER foi um dos três órgãos de comunicação social regionais de Portugal selecionados pelo Local Media for Democracy (LM4D), projeto europeu que tem como objetivo fortalecer o alcance e os respetivos modelos de financiamento destes meios.
Trata-se de um projeto de 18 meses cofinanciado pela União Europeia e lançado por um consórcio de parceiros – o Journalismfund Europe, o Centro para o Pluralismo e a Liberdade dos Meios de Comunicação Social (CMPF), o Apoio Internacional aos Meios de Comunicação Social (IMS), e a Federação Europeia de Jornalistas (EFJ).
“A nossa gente”, projeto apresentado pelo semanário dos concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós, vai ser apresentado através de uma série de reportagens multimédia com entrevistas a pessoas comuns da nossa sociedade (agricultores, pescadores, lojistas, professores, etc.), que normalmente não são notícia.
Foram submetidas 127 candidaturas de 22 países da União Europeia, tendo sido aprovado um financiamento total de 667.854 euros. Os projetos operam nas chamadas áreas de “deserto de notícias” e têm como alvo as comunidades locais com o objetivo de fortalecer os meios de comunicação locais.
(Leia a reportagem completa na edição deste dia 21 de dezembro)