A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, este domingo, a detenção de um homem, de 30 anos de idade, por injúrias e agressão a um agente da autoridade.
Em comunicado enviado às redações, o Comando Distrital de Leiria da PSP informa que a detenção, efetuada por elementos da esquadra da Nazaré, ocorreu na passada sexta-feira, dia 8, na sequência da resposta a uma ocorrência em que o cidadão estava a “perturbar o normal funcionamento de um estabelecimento de restauração (McDonalds)”.
Ainda de acordo com a mesma nota, “quando os polícias chegaram ao local, verificaram que o cidadão permanecia no estabelecimento a interpelar os clientes do mesmo, pelo que lhe solicitaram que abandonasse o local”. O homem não gostou da abordagem policial e, “de uma forma agressiva”, começou a “proferir palavras impercetíveis”.
No seguimento da ação, “e já no exterior do estabelecimento, o cidadão em apreço continuou exaltado e
não colaborante, dirigindo-se aos polícias cuspindo-lhes para cima e de uma forma imprevisível e
violenta desferiu dois murros num dos polícias”. A PSP adianta ainda que “o visado puxou e tentou manietar dois outros agentes que se encontravam também no local, pelo que houve necessidade de recorrer a técnica de mãos livres, utilizando-se a força estritamente necessária para tentar cessar tal conduta e efetivar a detenção”.
Mesmo já dominado pelos agentes da PSP, “o homem continuou a resistir ativamente e a agredir com murros os agentes envolvidos, motivando assim a necessidade de um dos polícias ser transportado e posteriormente observado no Hospital de Santo André, em Leiria”. Na missiva pode ainda ler-se que depois de ter sido observado na referida unidade hospitalar, o polícia acabou por receber alta médica e voltar ao serviço.
O homem detido foi, depois, sujeito a primeiro interrogatório judicial, no Tribunal de turno de Peniche, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações semanais às autoridades.