A produção de têxteis para lares é a grande especialidade da Newplaids, que exporta quase 100% do volume de negócios para países como Estados Unidos da América, Canadá, França, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Japão e Austrália. Mantas, colchas, cobertores e artigos de criança, como mantas e almofadas decorativas, são alguns dos produtos fabricados pela empresa, sediada em Mira de Aire, que são mais procurados pelo cliente estrangeiro.
Este conteúdo é apenas para assinantes
No início da atividade, em 1972, a empresa familiar era conhecida pelo nome Moinhos Velhos. O aumento do volume de exportação e a maior preponderância no mercado externo motivou a Moinhos Velhos a fazer um novo “branding”. O nome Newplaids constitui, deste modo, uma estratégia de internacionalização da empresa que também aproveita as feiras do setor para se dar a conhecer lá fora. “Participamos regularmente em eventos como a Heimtextil, na Alemanha, a New York Home Fashions Market, nos Estados Unidos da América ou a Guimarães Fashion Week aqui em Portugal para mostrarmos os nossos produtos a clientes, parceiros e grandes cadeias de distribuição estrangeiras”, explica o CEO da empresa. Miguel Chareca afirma que comercializar para o estrangeiro é a grande aposta porque permite ser competitivo no mercado de uma forma que não é possível competir em Portugal. “Conseguimos abastecer e ter preços competitivos para cadeias internacionais, mas em Portugal temos dificuldades, porque cá se aposta em produtos de menor qualidade provenientes de países que conseguem fazer preços, consequentemente, mais baratos”, justifica.
Os artigos da Newplaids são reconhecidos pela qualidade, um aspeto que tem sido cada vez mais valorizado dentro da empresa. “Os nossos produtos são fabricados através de matérias-primas mais nobres, como as caxemiras e as lãs. Além disso, temos apostado mais no design e na formação dos recursos humanos da empresa, que tem sido apetrechada com maquinaria mais sofisticada, de modo a acompanhar a evolução do mundo atual”, detalha Miguel Chareca. Todo o investimento tem como objetivo “a produção de artigos de uma gama alta”, que já está a ser fabricada, tendo sido recebida nas feiras internacionais “com grande recetividade”. É pelo fabrico de produtos “premium” que o empresário pretende que o futuro da empresa passe.
Mira de Aire é uma freguesia com grande legado e muita tradição na área do setor têxtil, que tem vindo a desaparecer na região. A Newplaids é uma das empresas que luta contra esse paradigma, tendo um volume de negócios de 4,3 milhões em 2022. Apesar da diminuição de 25% a 30% relativamente a 2021, a empresa está otimista no aumento da faturação no futuro.