A Direção do Centro Cultural e Recreativo do Casal dos Ramos (CCR Casal dos Ramos) decidiu avançar para a requalificação da capela, que é propriedade da associação e que fica situada mesmo ao lado da sede da coletividade.
Este conteúdo é apenas para assinantes
As obras começaram no passado mês, estando o términos previsto para o próximo dia 11 de maio. A empreitada, que comporta um investimento de cerca de 125 mil euros, visa a colocação de um telhado novo, a substituição do chão e também uma intervenção global ao nível da pintura.
A Câmara de Alcobaça e a Junta da Cela são duas das entidades que vão comparticipar na verba despendida nesta intervenção, sendo que a associação conta também com o apoio de várias empresas e particulares. Ao REGIÃO DE CISTER, o presidente da Direção do CCR Casal dos Ramos explicou os motivos que levaram a associação a avançar com esta obra. “Estamos a falar de uma capela que tem cerca de 30 anos e que, com o passar do tempo, foi sofrendo um desgaste natural. Dessa forma, entendemos que estava na altura para avançarmos para esta requalificação”, explica Marco Luís. Ainda de acordo com o responsável, “a capela é uma das marcas mais identitárias do território”. “Como tal, temos o dever de a tratar com todo o respeito que nos merece”, acrescenta.
O dirigente tem noção da dimensão da verba necessária para estas obras de requalificação e, em virtude disso mesmo, aproveita a ocasião “para agradecer a todas as pessoas e entidades que já se disponibilizaram para ajudar ao pagamento da verba”, acrescentando que “todos os donativos que ainda possam vir a ser feitos serão também muito bem recebidos e merecedores de total gratidão”.
Se os prazos forem cumpridos, a intervenção ficará concluída em meados do próximo mês, mas há já uma decisão devido a estas obras em curso: a mudança do local da festa anual da localidade. As celebrações, que costumam realizar-se junto à capela, nas imediações da sede da associação, vão, este ano, ser realizadas na zona sul da freguesia, num terreno que pertence à Câmara de Alcobaça e que foi cedido para o efeito. “Julgámos que faz todo o sentido que assim seja, até porque estamos a falar de um espaço que também oferece todas as condições para que possamos ali realizar uma grande festa, à imagem do que sempre acontecer nas nossas comemorações”, adianta.
Ainda no que concerne à festa anual do Casal dos Ramos, já é conhecido o cartaz para os quatro dias do evento. No dia 7, atuam “K2 Music” e “Bico D’Obra”, ao passo que no dia seguinte sobe ao palco a banda “Som Jovem”. Antes disso, haverá um espetáculo de freestyle com Humberto Ribeiro. No dia 9, será, então, feita a inauguração das obras da capela, seguindo-se a missa solene e também a procissão. À noite subirão ao palco “L. F. Music” e “Sons do Minho”. O último dia ficará marcado pela largada de vacas e por um convívio com porco no espeto, à tarde.