Com tudo a que tinham direito. Assim foi a sessão de retratos em que participaram os idosos do Lar Residencial de Évora de Alcobaça, e que decorreu no final da última semana, mais concretamente quinta e sexta-feira.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Os 68 utentes do lar, que é gerido pela Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, puderam, assim, reviver tempos de outrora. E também por isso, o evento foi carinhosamente tratado por sessão de retratos e não por sessão de fotografias. Que, no fundo, é exatamente a mesma coisa. A questão é o enquadramento. Afinal, antigamente, nos tempos de juventude dos agora idosos, tiravam-se retratos e não fotografias.
E para “mergulharem” nesta aventura jovial, os seniores nem precisaram de sair de “casa”. Porque foi, precisamente, nas instalações do Lar Residencial de Évora de Alcobaça que decorreu a sessão.
Para o efeito, ali se deslocou a fotógrafa Sandra Ventura, uma não menos jovem, de 46 anos, cujo trabalho fez as delícias dos utentes da IPPS.
“Gosto muito de fotografia e de idosos. É, portanto, como que juntar o útil ao agradável”, começou por dizer a profissional da fotografia ao REGIÃO DE CISTER.
A experiência em Évora de Alcobaça foi a primeira, mas “foi ótima”. “Além dos idosos terem sido muito agradáveis durante a realização do trabalho, a equipa do lar também foi fantástica”. No passado, recorda, “já tinha estado algumas vezes em instituições do concelho de Alcobaça”. “É uma zona de que gosto muito”, acrescenta.
Mas o que esteve, afinal, na génese deste projeto? “Foi uma sessão de retratos à antiga. Sendo que, nos dias que correm, pudemos utilizar materiais que antigamente não eram tão comuns, tais como os produtos utilizados na maquilhagem como também os acessórios que também trouxemos e que foram utilizados pela grande maioria dos idosos.”
Concluído o trabalho no terreno, segue-se agora o trabalho de “invisível”. “Iremos tratar as fotos e depois enviaremos as provas aqui para o lar. Nessa altura, os idosos e as respetivas famílias terão a oportunidade de adquirir os retratos que mais gostarem”, explica ainda Sandra Ventura.
A fotógrafa confessou, já na parte final, que ia “de coração cheio” uma vez que se sente extremamente “valorizada” com a fotografia na terceira idade. Além disso, salientou, “foi muito bonito ver as famílias dos idosos presentes”.
Também em declarações ao REGIÃO DE CISTER, a diretora técnica da IPSS salientou a importância destas iniciativas. “Foi um trabalho que já tinha sido feito em 2017 e que agora decidimos voltar a fazer. À imagem do que acontece com outros projetos, tentamos sempre replicar o que foi bem feito no passado. Foi fantástico podermos constatar a alegria dos nossos utentes, bem como das suas famílias”, sublinhou Christelle Matias.
Os projetos sucedem-se e, já hoje, o Lar Residencial de Évora de Alcobaça leva a cabo um baile, que vai decorrer durante a tarde, no Salão Paroquial dos Carris, e onde estarão presentes centenas de idosos de várias IPSS do concelho.