Sábado, Agosto 30, 2025
Sábado, Agosto 30, 2025

Tou na festa

Data:

Partilhar artigo:

As festas populares das cidades e das aldeias de Portugal são o seu mais brilhante sorriso. Configuram um tempo que, sem hierarquias ou classes, a todos pertence para fazermos o que bem dele entendemos. Em particular: fazer qualquer coisa que nos distraia das agruras da vida nos dias que não são de festa, e nos anime para o regresso ao trabalho, a maior parte das vezes mal pago e frustrante.

Por isso, este ano, atravessei a rua e embrenhei-me nas festas de São Bernardo. Jantei como um rei na “tasquinha” da Abesra Alpedriz, bebi cervejas tiradas por um bombeiro, comi farturas quentinhas, e passeei por entre carros topo de gama, material agrícola e lingerie aos molhos.

Depois, desci ao Rossio para visitar o meu professor de canto Paulo Ramos, que acompanhava o lendário Rui Veloso, e lá estive no “baile da paróquia” entre alcobacenses e não só, a beber imperiais e a ver as modas.

Regressei a casa, ainda giravam os carrosséis. Um pão com chouriço para ensopar a moderação do álcool e umas horas de sono até acordar e ir para Vilar de Mouros, para fazer eu o nobre papel de “entertainer” dos outros, porque tristezas não pagam dívidas e o mês de agosto nos é sempre querido.

Resolvido e bem o problema de som da primeira edição na Cova da Onça (que apontei para desgosto de tantos) a Feira de São Bernardo de 2024 foi aquilo que se espera deste eventos: uma festa que une e não separa, onde nos encontramos com as raízes do “ser português”.

Um ser associativista, que gosta de bailar, comer e beber e que nada tem a ver com as estatísticas e economias que nos caracterizam como preguiçosos, improdutivos e de más contas. Coisas que se esquecem na espuma de uma cerveja, no crocante de uma fartura, na sorte de uma rifa, no silêncio absoluto e quase religioso de quando acabam as festas e a vida recomeça.

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Festas de São Pedro atraíram cerca de 400 mil visitantes

As tradicionais Festas de São Pedro na vila de Porto de Mós, que este ano decorreram entre os...

Beneclima aposta em ares condicionados e eletricidade

A Beneclima está sediada, tal como o nome antecipa, na Benedita e acumula cerca de 20 anos de...

Elogio do elogio

Então não será mais agradável dizer de alguém que “está bonito”, “escreveu bem” ou “teve coragem” do que...

“Felp” junta Diana Nicolau e bonecos da S.A. Marionetas em horário nobre

“Felp”, a série que junta a atriz alcobacense Diana Nicolau e a S.A. Marionetas, já chegou à televisão...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!