Domingo, Fevereiro 23, 2025
Domingo, Fevereiro 23, 2025

Museus Municipais de Alcobaça registam mais de 24 mil visitas em 2024

Data:

Partilhar artigo:

A rede museológica do concelho de Alcobaça registou 24.705 de entradas nos três museus municipais (Museu do Vinho, Museu Raul da Bernarda e o Museu das Máquinas Falantes) em 2024, anunciou a autarquia, em comunicado.

Em apenas sete meses, uma vez que foi inaugurado a 25 de abril no âmbito das comemorações locais dos 50 anos da Revolução dos Cravos, o Museu das Máquinas Falantes atraiu 11.573 visitantes. Os restantes museus ultrapassaram o patamar das 10 mil visitas.

Destaque ainda para o Armazém das Artes, fundação que o Município apoia e que atingiu 11 mil visitantes.  A exposição internacional, inserida no último Congresso Internacional de Cerâmica e organizada pelos Municípios de Alcobaça, Caldas da Rainha e a Academia Internacional de Cerâmica, registou 4.505 visitantes.

Região de Cister - Assine já!

A Câmara divulgou ainda que este ano a rede museológica municipal vai ser complementada com dois projetos. Será aberto o Museu-Escola Frei Domingues, dedicado à vida de D. José Policarpo, que iniciou a sua aprendizagem naquela escola da Benedita. Está ainda prevista a entrada para a rede museológica municipal do Museu da Cerâmica de Alcobaça, através da doação do alcobacense Jorge Pereira de Sampaio da “Coleção Maria do Céu e Luís Pereira de Sampaio” ao Município de Alcobaça.

“Somos um território onde o património e a história são uma imagem de marca. Temos o maior e o mais completo Museu do Vinho em Portugal. O Museu Raul da Bernarda é uma referência em matéria de promoção da cerâmica artística, que com o novo Museu da Cerâmica de Alcobaça irá reforçar ainda mais a visibilidade de um setor intimamente ligado à identidade do nosso território. O Museu das Máquinas Falantes tem sido um verdadeiro caso de sucesso, justificando plenamente a aposta do Município naquele espólio magnífico, que conta a história da tecnologia da comunicação em Portugal dos últimos 150 anos”, realça o presidente da Câmara de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Professor da AMA estreia obra no Festival Leiria Cidade Criativa da Música

Carlos Filipe Cruz, professor da Academia de Música de Alcobaça, vai estrear a obra "Aurora de Abril" no...

Augusto Lopes publica livro de memórias aos… 101 anos

Augusto Manuel da Silva Lopes nasceu na extinta freguesia de São Lourenço, em Lisboa, mas foi na freguesia...

José Rafael Rodrigues inicia novo ciclo na Banda de Alcobaça

José Rafael Rodrigues vai iniciar um novo ciclo na ABA Banda de Alcobaça - Associação de Artes, depois...

Suspeito de matar vizinho foi detido quatro anos depois do crime

O suspeito da morte de um homem na Fervença foi detido, no passado dia 12 de fevereiro, na...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!