Sem o atraso habitual de quem anda nestas “lides”, o secretário-geral do Partido Socialista (PS), José Luís Carneiro, foi recebido no Porto de Abrigo da Nazaré, na passada segunda-feira, às 16 horas em ponto, com um presente simbólico: um exemplar de uma embarcação de pesca tradicional da Nazaré – a mesma oferta que o candidato do PSD entregara a Luís Montenegro na sexta-feira anterior. Com o barco na mão, o socialista brindou “à grande vitória do dia 12 de outubro”.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Acompanhado pelo candidato do PS à Câmara da Nazaré e ainda presidente de Junta da Nazaré, João Formiga, o secretário-geral dirigiu-se à lota da Nazaré, onde decorria o leilão de peixe fresco. Foi precisamente naquele espaço, entre explicações sobre todo o processo — desde a captura até à venda do peixe — e uma metáfora que ligava a pesca ao ato eleitoral, que o líder do PS respondeu com tranquilidade às perguntas dos jornalistas.
“No caso da Nazaré, a ideia que tenho é que vai haver uma mistura de voto racional e afetivo, porque o nosso candidato tem uma relação muito profunda com a população e com a cultura tradicional da vila”, afirmou. “Ao mesmo tempo, há projetos concretos para a juventude, cultura, saúde, habitação e transportes, que são prioridades locais”, acrescentou o secretário-geral do PS.
Questionado sobre a vitória do Chega no concelho da Nazaré nas últimas eleições legislativas, José Luís Carneiro defendeu que a população deve confiar “em quem tem propostas concretas e provas dadas”, sublinhando que estes são os que oferecem garantia de confiança para o futuro.
Após alguns minutos, a comitiva deslocou-se para o exterior, para não atrapalhar o leilão, e aí José Luís Carneiro contactou diretamente com a população local, ouvindo de perto as preocupações dos pescadores. Um dos pedidos mais destacados foi a permissão para continuar a trabalhar de forma remunerada mesmo após a reforma, sugerindo que esta remuneração fosse equivalente a 1,5 vezes o salário mínimo.
Depois da saída do secretário-geral socialista, João Formiga mostrou-se visivelmente satisfeito com o apoio de Carneiro à sua candidatura e com a oportunidade de mostrar as raízes piscatórias da vila. “Disse-me que estará sempre ao meu lado, ao lado da Nazaré e dos nazarenos. Isso é importante, especialmente porque o partido atualmente no Governo tem colocado os jovens e o território em segundo plano, sobretudo na educação”, afirmou, reforçando a necessidade de uma economia diversificada na Nazaré.


