A Câmara de Alcobaça acionou o Plano Municipal de Proteção Civil devido aos efeitos da depressão Kristin, informou a autarquia em comunicado.
“Face ao mau tempo que se fez sentir na última madrugada, em particular com a passagem da depressão Kristin, que fustigou de forma significativa o concelho de Alcobaça – com maior impacto na zona norte – foi acionado o Plano Municipal de Proteção Civil”, sublinha o município.
As ocorrências motivaram uma reunião de urgência com a proteção civil municipal, os presidentes de Junta e as forças de segurança, de forma “a avaliar ocorrências, necessidades e prioridades, freguesia a freguesia”, refere também a nota pública.
A depressão Kristin tem provocado efeitos nefastos por todo o concelho, com cortes de estradas, casas destruídas e várias ocorrências de relevo. Há zonas ainda sem água e sem energia elétrica “Mais de 60% do concelho continua sem energia e há registo de um ferido grave, um ferido leve e sete desalojados”, revelou o presidente Hermínio Rodrigues, em declarações à CNN Portugal.
“Caso se encontre em situação de dificuldade, nomeadamente se for doente crónico que necessite de oxigénio ou de outro tipo de suporte básico de vida, deve deslocar-se com precaução aos quartéis dos Bombeiros, que estão disponíveis para prestar apoio”, apela também o município, apelando para que “evite o consumo excessivo de água e deslocações necessárias”.


