APA lança concurso para esporões do Rio Alcoa

A Agência Portuguesa do Ambiente acaba de lançar o concurso público para a Restruturação dos Esporões do Rio Alcoa, na Nazaré, intervenção orçada em cerca de 3,2 milhões de euros.

A empreitada a desenvolver para a restruturação dos esporões do rio Alcoa prevê a execução dos trabalhos de reconstrução, reforço e avanço até ao seu comprimento original, dos esporões existentes, com mantos de proteção reforçados, a reabilitação e regularização dos trechos de enraizamento dos esporões e retenções marginais num comprimento total de aproximadamente 175 metros.

Além disso, prevê, ainda, a dragagem dos sedimentos situados no canal, um dos aspetos mais reclamados pela Câmara da Nazaré ao longo dos últimos anos.

A obra tem um prazo de execução de 12 meses, sendo que o prazo limite para a apresentação de propostas termina na próxima semana, segundo a publicação efetuada em Diário da República.

Um dos propósitos desta empreitada passa por implementar medidas que visem “promover a proteção e conservação da linha de costa”, pretendendo-se que a intervenção “contribua para a redução da erosão e promova a reposição do equilíbrio na dinâmica sedimentar”. A obra desobstruirá a embocadura do rio e impedirá, desse modo, que a água salgada chegue aos terrenos agrícolas.