Domingo, Agosto 2, 2026
Domingo, Agosto 2, 2026

BE quer abertura de processo sobre atos do pároco no Mosteiro

Data:

Partilhar artigo:

A Concelhia do BE/Alcobaça desafiou as entidades competentes a abrir um processo de averiguações ao pároco da Paróquia do Santíssimo Sacramento de Alcobaça de Alcobaça, Ricardo Cristóvão, por atos praticados no interior do Mosteiro de Alcobaça e na igreja da Vestiaria. 

A Concelhia do BE/Alcobaça desafiou as entidades competentes a abrir um processo de averiguações ao pároco da Paróquia do Santíssimo Sacramento de Alcobaça de Alcobaça, Ricardo Cristóvão, por atos praticados no interior do Mosteiro de Alcobaça e na igreja da Vestiaria.

Os bloquistas reuniram, há dias, com a diretora do monumento e assumem ter “conhecimento de fortes suspeitas de um largo conjunto de irregularidades na ação dos responsáveis da paróquia”, tendo “ocorrido intervenções sem autorização da tutela e da direção, ou mesmo contra as suas indicações”. Além da colocação da porta de vidro à entrada da capela, “durante a noite e sem o conhecimento da direção e contra o parecer da tutela”, o BE levanta suspeitas de “na noite de todos os santos, em 2014”, ter sido eliminada a “população de pombos no interior da igreja, utilizando armas de fogo, deixando o Mosteiro repleto de sangue”. Além disso, alegam que “a sacristia velha é local de prática de exorcismos com cobrança” e que a “aplicação de velas na sacristia nova e em proximidade de uma importante coleção de estátuas de terracota, com estruturas em talha dourada”, tem gerado “danos patrimoniais”.

Região de Cister - Assine já!

O BE/Alcobaça considera, assim, “urgente a tomada de medidas que garantam a segurança deste património, nomeadamente através da limitação e controlo do acesso ao Mosteiro, fora das horas de culto e visita, assim como o apuramento de eventuais responsabilidades pelos danos causados”.

Ao REGIÃO DE CISTER, o padre nega qualquer acusação feita pelo BE, classificando-as de “calúnias com intuito de difamar a Igreja” e a sua “figura pessoal”. “Nenhum dos elementos tentou falar comigo e sinceramente não sei a razão ou o fundamento destas acusações”, adianta o pároco. “Para ver a falta de conhecimento do BE a Igreja está a pagar o restauro das obras de arte do Mosteiro”, acrescenta Ricardo Cristóvão, mostrando-se indignado pelas acusações. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Centro Cénico da Cela celebra 42.º aniversário com festival de folclore

No âmbito das comemorações do 42.º aniversário, o Grupo Folclórico do Centro Cénico da Cela promove este sábado,...

Confraria do Frango na Púcara apresentou o primeiro caderno no Ceeria

A Confraria do Frango na Púcara apresentou, no passado sábado, o primeiro número dos “Cadernos do Frango na...

Bombeiros angariam mais de 20 mil euros no âmbito do peditório de Natal

O tradicional Peditório de Natal promovido pelos Bombeiros de São Martinho do Porto permitiu angariar quase 20,5 mil...

Agosto motiva um verão repleto de atividades para todas as idades na freguesia de São Martinho do Porto

O mês de agosto promete diversas atividades em São Martinho do Porto, com uma programação dedicada à cultura,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!