Quarta-feira, Janeiro 14, 2026
Quarta-feira, Janeiro 14, 2026

Bióloga montense integra projeto europeu de investigação

Data:

Partilhar artigo:

Licenciada em Biologia Vegetal e doutorada em Biotecnologia Vegetal, Ana Margarida Fortes, dos Montes, integra o projeto europeu “Inovação em Vinhas e Vinhos através do Intercâmbio Científico (vWise)”, que é coordenado pela Universidade de Bordéus, em França.

Licenciada em Biologia Vegetal e doutorada em Biotecnologia Vegetal, Ana Margarida Fortes, dos Montes, integra o projeto europeu “Inovação em Vinhas e Vinhos através do Intercâmbio Científico (vWise)”, que é coordenado pela Universidade de Bordéus, em França. A especialista é investigadora do BioISI (Biosystems and Integrative Sciences Institute).

O projeto, que reúne especialistas de 13 instituições da Europa e de outros países, nomeadamente Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Argentina, Austrália, Chile e África do Sul, tem como objetivo lidar com o impacto das alterações climáticas nas vinhas, uvas e vinhos, o que representa uma ameaça para a indústria do vinho e que tem “profundas consequências sociais e económicas”, lê-se na apresentação da iniciativa que é financiada pela União Europeia em cerca de 874 mil euros.

Região de Cister - Assine já!

Ana Margarida Fortes faz parte de um grupo de 39 investigadores, daquele que é o segundo projeto do género e que promove o intercâmbio de diferentes especialistas de vários países e tem como parceiros diferentes setores económicos.

A bióloga, de 46 anos, iniciou o seu percurso académico na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) em 1996, tendo completado, em 2003, o doutoramento com classificação máxima. A sua experiência profissional iniciou-se em 1999 na casa onde se formou, tendo, por essa data, exercido funções de investigadora e supervisora de alunos da mesma licenciatura, tendo mantido o cargo até 2003, quando transitou para o Centro de Inovação (TecLabs) daquela Universidade.

Atualmente, a montense é investigadora auxiliar no centro Biofig, tendo estado envolvida, ao longo dos anos, em diversas atividades científicas, visitas e colaborações com laboratórios e institutos científicos estrangeiros, bem como no desenvolvimento de projetos de investigação dentro e fora do País.

AD Footer

Artigos Relacionados

Frederico Santos: “Objetivo é afirmar o Cister SA como referência nacional na formação”

Com um notável currículo no andebol, Frederico Santos assumiu a coordenação técnica do Cister SA no início...

Natércia Inácio publica novo conto que promove leitura, saúde e inclusão

Cerca de quatro anos depois de lançar “A Sereia Isobella”, Natércia Inácio está de regresso com mais...

Rafael Alves vence 13.ª edição do The Voice Portugal

Rafael Alves, da equipa de Sónia Tavares, foi o vencedor da 13.ª temporada do programa The Voice Portugal....

Empresas de Alcobaça batem recorde histórico de exportações

 O concelho de Alcobaça registou, em outubro de 2025, o valor mensal mais alto de exportações desde janeiro...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!