Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Casa de Repouso dá resposta a idosos em Paio de Baixo

Data:

Partilhar artigo:

A escassa oferta na região foi um dos motivos que levou Maria do Rosário Guilhermino a abrir a Casa de Repouso Energia e Vida, em Paio de Baixo, na União de Freguesias de Pataias e Martingança, uma estrutura residencial para pessoas idosas, a funcionar desde setembro.

A escassa oferta na região foi um dos motivos que levou Maria do Rosário Guilhermino a abrir a Casa de Repouso Energia e Vida, em Paio de Baixo, na União de Freguesias de Pataias e Martingança, uma estrutura residencial para pessoas idosas, a funcionar desde setembro.

Com capacidade para 17 seniores, a Energia e Vida surgiu também pela “paixão em ajudar os mais necessitados” sentida pela fundadora e sócia gerente, convicta de que “estruturas mais pequenas conseguem ser mais humanizadas”.

Região de Cister - Assine Já!

Maria do Rosário envolveu-se na “aventura” de construir a casa de repouso, “por forma a mudar um pouco a ideia de que os lares são depósitos de idosos”.

“Ainda que, infelizmente, esses locais existam, também há locais onde predomina o carinho, respeito e gratidão pelas gerações que nos trouxeram à sociedade de hoje com muito empenho e dedicação”, revela a gerente, que considera existir falta de respostas diferenciadoras no setor, no qual “a grande predominância são IPSS com capacidade para mais de 100 utentes num mesmo espaço”, o que, no seu entender, “cria um ambiente muito semelhante ao dos hospitais”.

A responsável da residência sénior de Paio de Baixo quer criar um ambiente familiar “e fazer com que cada dia valha a pena”. Maria do Rosário não tem dúvidas que o que marca a diferença no serviço prestado “é tudo o que desperte um sorriso, uma boa memória ou um obrigado”. Assim, acredita, os nove colaboradores da casa de repouso têm “inspiração e entusiasmo” para dar resposta às necessidades das pessoas de avançada idade.

A escolha de Paio de Baixo não foi casual. Maria do Rosário tem uma ligação sentimental à localidade, “que se encontra envelhecida e a necessitar de revitalização”. Por outro lado, explica a gerente, trata-se de um local perto das praias e de Fátima, que considera “pontos de referência importantes para o bem-estar da alma”.

O crescimento da casa de repouso em termos de capacidade não é descartada, mas a responsável quer assegurar primeiro que os 17 utentes distribuídos por quartos individuais, duplos e triplos “têm a máxima atenção possível”.

A sócia-gerente prefere não adiantar o valor do investimento efetuado, que diz ser “enorme tanto monetariamente como psicologicamente”. Maria do Rosário lembra que “infelizmente o Estado não apoia a construção deste tipo de residências”, o que considera ser “a razão principal para não existirem mais”.

Situada paredes meias com a natureza, a Casa de Repouso Energia e Vida, instalada num edifício moderno construído de raiz, oferece cuidados 24 horas por dia, serviços médicos e vários espaços de lazer.

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!