Centro Escolar de Alcobaça desenha maçã humana

Os alunos do Centro Escolar de Alcobaça desenharam, esta terça-feira, uma maçã humana, no recreio daquela escola, para comemorar o Dia Mundial da Alimentação Saudável.

As crianças do pré-escolar formaram o caule e a folha do fruto com t-shirts castanhas e verdes, enquanto os alunos do 1.º ciclo deram forma à maçã com roupa vermelha. 

Os professores das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) foram os responsáveis pela “AMA Maçã” e contaram com a colaboração do Clube Maçã de Alcobaça, que “se mostrou disponível para fazer parte da iniciativa desde o primeiro momento“, conta a coordenadora das AEC geridas pela Academia de Música de Alcobaça. Cristiana Silva explicou que o objetivo em “promover uma alimentação saudável superou todas as expectativas“, além de “proporcionar convívio entre a comunidade escolar e divulgar, promover e valorizar os recursos culturais da região”. 

A maçã vermelha foi o fruto escolhido para o projeto porque “Alcobaça é a terra da maçã e da paixão“, destaca a responsável, sublinhando o facto de tudo ter sido “planeado em tempo recorde de duas semanas” e de toda a comunidade educativa ter participado na ação.

Joana Marques, nutricionista da Câmara de Alcobaça, louvou a “excelente iniciativa”, que além de fomentar o consumo da fruta, fundamental na alimentação dos mais novos, também “promoveu a fruta da região, conhecida pelo mundo fora“.

Por seu turno, Marlene Belo, professora de Educação Especial, destacou a integração dos alunos com necessidades especiais na atividade, “o que, por vezes, não é possível em contexto de sala de aula”.

No final, cada criança teve direito a uma maçã e a um pacote de bolachas de maçã, confecionadas pelos mini-chefes de culinária de algumas turmas, com a colaboração da Associação de Pais.