Quinta-feira, Abril 18, 2024
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Daniel Marta: “Há excesso de oferta nos supermercados em Alcobaça”

Data:

Partilhar artigo:

O gerente das lojas Intermarché em Pataias, Alcobaça e Caldas da Rainha explica que a proximidade com o cliente é o fator decisivo para o sucesso do grupo na região. E revela os investimentos que estão planeados e que visam reforçar a exploração nas três lojas.

 

O gerente das lojas Intermarché em Pataias, Alcobaça e Caldas da Rainha explica que a proximidade com o cliente é o fator decisivo para o sucesso do grupo na região. E revela os investimentos que estão planeados e que visam reforçar a exploração nas três lojas.

 

REGIÃO DE CISTER (RC) > Encontrou lojas em Pataias e Alcobaça que atravessavam, e isso é público, algumas dificuldades. Como conseguiu dar a volta ao texto?

Região de Cister - Assine Já!

DANIEL MARTA (DM) > Cheguei a Pataias, com a minha esposa, Neuza Arnaldo, há onze anos. Estudámos engenharia alimentar e segui carreira na enologia, enquanto ela foi trabalhar para o grupo Os Mosqueteiros, dando formação por todo o país. Foi através desse contacto que nos apercebemos como funcionava o modelo de negócio do grupo, que privilegia quem tem um espírito empreendedor. Fizemos nove meses de formação e aguardámos pela indicação de uma loja que estivesse disponível. Quando me indicaram Pataias, confesso que fiquei algo receoso. Sabia o estado em que a loja se encontrava, pois era a loja do grupo, das 230, que menos faturava a nível nacional. Perante o cenário, entendemos que o risco estava bem calculado e que a loja tinha potencial. Metemos as mãos à obra e passado um ano começaram a surgir os resultados. A comunidade regressou e fomos alicerçando o nosso modelo de negócio. Temos uma política de investir todos os anos e ainda antes do próximo verão vamos realizar obras de ampliação à loja de Pataias. Será uma aposta a rondar o meio milhão de euros, mas Pataias será sempre a menina dos nossos olhos. Foi ali que tudo começou. 

RC > Em Alcobaça também não encontrou um cenário favorável…

DM > Costumo dizer, meio a brincar, que a mim só me calha roer os ossos. Nunca me calha um bife (risos). Há quatro anos decidimos ficar com a loja de Alcobaça, que tinha chegado a um ponto que nunca deveria ter sido admissível, e a verdade é que a loja se tinha deixado ultrapassar pela concorrência. Correr atrás do prejuízo é muito mais complicado. Além do investimento pesado que tivemos na aquisição da loja, foi necessário fazer investimento de monta também em melhoramentos do edifício. 

RC > E como não há duas sem três, seguiu-se Caldas da Rainha. Como surgiu o negócio?

DM > Fui rotulado de maluco quando decidi investir em Pataias, de pouco esperto quando cheguei a Alcobaça e, provavelmente, agora dirão que vou mesmo para o manicómio… Caldas é um mercado super difícil, há negócio, mas é um verdadeiro covil de lobos. A concorrência é muito feroz. O grupo tinha uma loja que fechou há seis anos devido a um diferendo com os proprietários e decidiu-se, na administração do grupo Os Mosqueteiros, que integro, que deveríamos reabrir nas Caldas. Foi um novo desafio, pois criámos uma loja de raiz. Desde a construção do edifício. Devido ao historial das nossas empresas tivemos alguma facilidade em conseguir financiamento e assim decidimos avançar com um investimento de 1,2 milhões de euros. Abrimos as portas a 15 de novembro do ano passado e não está a ser fácil, mas dia a dia estamos a crescer. É a primeira loja do grupo com o modelo 2021 e a nível de objetivos de faturação está um pouco aquém, mas entre as três lojas conseguimos que o projeto mantenha o rumo.

RC > Alcobaça tem uma oferta adequada ao nível dos supermercados?

DM > Comparo o mercado da distribuição com o das redes móveis e bancos: é para ver quem perde mais para ganhar quota de mercado. Em Alcobaça há um excesso de oferta para o tamanho da cidade. Temos de tentar vender muito, porque as margens são muito pequenas e estamos a falar de migalhas. O grande desafio deste setor, porém, tem a ver com a falta de mão de obra. Já nem falo de mão de obra qualificada. Estamos a sentir grande dificuldade no recrutamento, porque neste setor existe uma grande amplitude de horários que é necessário preencher. Os candidatos que recebemos acabam por valorizar mais a questão dos horários do que até os salários. Além disso, trabalhar com o público não é fácil. Quando chegamos a este ponto é difícil manter os colaboradores motivados. Em suma, é difícil recrutar funcionários, manter esses funcionários e também motivá-los. 

RC > E como consegue fazê-lo?

DM > Tentamos de várias formas. Posso dizer que cerca de metade dos meus trabalhadores estão comigo desde o início e são autênticos pilares. Sei que posso sempre contar com eles em todas as circunstâncias, mas, infelizmente, temos registado uma enorme rotatividade no quadro de funcionários. Isso traz-nos problemas internos e, depois, na relação com os clientes. Com as três lojas temos quase centena e meia de funcionários e, reconheço, a gestão do pessoal é o mais complicado. O resto faz-se com relativa facilidade. O absentismo é um problema grave e quando tenho um dia em que nenhum funcionário falta já fico muito satisfeito.

AD Footer

Artigos Relacionados

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Cartoon 18-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

O que é a liberdade para si?

Vejo muita gente a viver “presa” no que acredita ser uma vida livre. Já se perguntou o que...

“Projeto Água do Oeste” apresentado em Alcobaça

“Projeto Água do Oeste”. É este o nome do workshop que terá a primeira sessão já na próxima...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!