Quarta-feira, Abril 24, 2024
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Emigrante no Canadá integra projeto de apoio aos sem-abrigo

Data:

Partilhar artigo:

Quando, aos 11 anos, saiu de São Bento com a família à procura de melhores condições de vida no estrangeiro, estava longe de imaginar que anos mais tarde seria ele a esperança de milhares de sem abrigo… do outro lado do mundo.

Quando, aos 11 anos, saiu de São Bento com a família à procura de melhores condições de vida no estrangeiro, estava longe de imaginar que anos mais tarde seria ele a esperança de milhares de sem abrigo… do outro lado do mundo. A viver em Montreal há mais de 50 anos, Hermínio Alves, mais conhecido como Herman Alves, é um dos principais promotores de um projeto de combate à pobreza que tem como principal missão retirar das ruas os sem-abrigo daquela cidade canadiana.

“Os invernos são muito frios em Montreal, há dias com 30 graus negativos, e há umas 6 mil pessoas que não possuem uma residência fixa em Montreal. Essa causa toca-me muito“, adianta ao REGIÃO DE CISTER o empresário, que está envolvido em várias organizações e iniciativas de apoio a quem vive nas ruas. Depois de, em 1989, um sem-abrigo ter sido encontrado congelado no Parque Viger, o empresário envolveu-se na criação e desenvolvimento da instituição Share the Warmth, para angariar roupas para os sem-abrigo. “Encontrei três senhoras desta organização a caminho do meu trabalho. Como elas tinham dificuldades em ir buscar as roupas às casas dos doadores, ofereci os meus serviços e o meu camião, pro bono, para fazer a recolha e o transporte de roupas para o armazém”, recorda Herman Alves.

Região de Cister - Assine Já!

Desde então, já foram angariados mais de 1,2 milhões de dólares canadianos (820 mil euros), que foram canalizados para mecanismo sociais de combate à pobreza. Além disso, o empresário luso-canadiano esteve envolvido no projeto que converteu a igreja de Grace num centro comunitário, que é hoje a sede da organização.

O também presidente do Clube Rotário de Montreal, “um dos clubes mais velhos no mundo com 107 anos de existência”, esteve envolvido em eventos de solidariedade social, entre os quais o “Table of Hope” e o “Taste of the Nation” para angariar fundos para beneficiação da Share the Warmth.

É ainda enquanto presidente do Clube de Rotários que tem auxiliado um centro de saúde relacional que lida com mulheres em situação de risco e sem abrigo.

O portomosense é também um entusiasta na divulgação da cultura portuguesa, tendo criado dois festivais culturais para promover “a harmonia cultural através das artes da mesa (culinária), as artes visuais e das artes da cena” e aberto uma sala de fado em Montreal a que deu o nome de “Amália”. É também autor de três livros, dois que falam sobre Porto de Mós.

Com os pais a viver em Ribeira de Cima, confessa ter intenções de voltar em breve à sua terra: “Estou em preparação para regressar a Porto de Mós com intenções de me implicar na causa dos rotários, lançar uma discografia de música, lançar um dos meus livros (“O Burro que salvou o mundo”) e apoiar alguns artistas luso-canadianos como o tenor Remígio Pereira”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Casa da Música em Turquel recebe 92.ª sessão dos Amigos das Letras

A partir das 18 horas do próximo domingo, dia 28, na Casa da Música, em Turquel, os Amigos...

Festival de Grupos Musicais da Rutis foi ponto alto do 18.º aniversário da USB

A rebentar pelas costuras. Assim esteve o Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na tarde do passado dia 16, por...

Idosos do Lar Residencial de Évora de Alcobaça voltaram à juventude com uma sessão de… retratos

Com tudo a que tinham direito. Assim foi a sessão de retratos em que participaram os idosos do...

Região celebra meio século da revolução em grande

50 anos. Comemora-se amanhã, 25 de abril, precisamente meio século da Revolução dos Cravos, aquele que é considerado...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!