Sexta-feira, Março 29, 2024
Sexta-feira, Março 29, 2024

Epadrc integra projeto nacional para sociedade justa e solidária

Data:

Partilhar artigo:

A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc) integrou a Academia de Líderes Ubuntu, que pretende desenvolver e promover competências pessoais, sociais e cívicas da comunidade educativa.

A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc) integrou a Academia de Líderes Ubuntu, que pretende desenvolver e promover competências pessoais, sociais e cívicas da comunidade educativa. A meta é educar para a construção de uma comunidade mais justa e solidária. 

O programa de capacitação, criado em Portugal, tem por base a filosofia de origem africana “Ubuntu” que se traduz na expressão “Eu Sou porque tu És”. Desenvolvido a partir do modelo de liderança servidora e com a inspiração de figuras como Nelson Mandela, Martin Luther King ou Malala, o projeto assenta em cinco pilares: autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e serviço. 

Região de Cister - Assine já!

Apesar de ter raízes em África, a filosofia Ubuntu é de aplicação universal, constituindo uma plataforma de diálogo e de ação entre pertenças religiosas, étnicas, sociais ou culturais muito distintas. Com esta filosofia africana como base, a Academia de Líderes Ubuntu visa capacitar jovens com elevado potencial de liderança, provenientes de contextos de exclusão social ou com aptidão para aí trabalharem, com o objetivo de desenvolverem e consolidarem as suas competências de liderança e de serviço à comunidade, de modo a poderem vir a intervir nesses contextos, desenvolvendo projetos de inovação e empreendedorismo social. Em suma, o propósito é que no final deste programa estes jovens se afirmem como “agentes de transformação” no seio das comunidades em que se inserem.
A iniciativa insere-se no âmbito do plano de recuperação da aprendizagem do Ministério de Educação e está implementado em metade das escolas portuguesas.

Criar um projeto para trabalhar as competências pessoais, sociais e cívicas era uma ambição da Epadrc para este ano letivo. Todavia, a Direção da escola profissional optou por aderir ao projeto nacional, uma vez que “correspondia a todas as ambições”. Neste momento, estão cinco docentes a frequentar a formação, entre os quais a diretora da instituição de ensino. “Implementar um projeto que trabalhasse as capacidades sócioeconómicas dos estudantes já era uma ambição. A comunidade educativa da Epadrc tem especificidades e precisa de projetos que permitam revolucionar as relações interpessoais”, esclarece Paula Malojo ao REGIÃO DE CISTER. 

Na perspetiva da docente, o programa vai “enriquecer profundamente o trabalho desenvolvido na escola profissional”. Os cinco professores já participaram em dois dias de formação online e preparam-se para frequentar outros dois dias de “aulas” presenciais.  Posteriormente, serão eles os responsáveis por implementar o projeto na escola. “Vai ser realizada uma Semana Ubuntu, que vai consistir na realização de atividades, planeadas pelo programa, com os professores, alunos e pessoal não docente. Desta forma será partilhado o conhecimento adquirido nas formações”, esclarece a diretora. 

A Epadrc marcou presença no Encontro Nacional de Escolas Ubuntu, realizado a 8 de novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, e está confiante da pertinência do projeto. “Este programa pode revolucionar as relações interpessoais numa escola”, reitera Paula Malojo. 

AD Footer

Meridiano de Moscovo

Artigos Relacionados

Meridiano de Moscovo

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu,...

Iniciados do Alfeizerense interrompem ciclo vitorioso

13 meses depois, e pela primeira vez esta temporada, o Alfeizerense perdeu um jogo no escalão de iniciados....

Dom Fuas AC visita grande com sonho gigante na Taça

São 7 contra 7 e no fim cada um pode ganhar. É com esta confiança que o Dom...

S.A. Marionetas marca presença em festival espanhol

A S.A. Marionetas vai marcar presença na 8.ª edição do Festival de Titelles Portsxinel que decorre até ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!