Terça-feira, Julho 1, 2025
Terça-feira, Julho 1, 2025

Esdica integra projeto-piloto para ensino do Mandarim

Data:

Partilhar artigo:

A  Escola Secundária D. Inês de Castro (Esdica), em Alcobaça, é uma das 21 escolas secundárias do País que integram o projeto-piloto nacional para ensino do Mandarim como opção de Língua Estrangeira III no próximo ano letivo.

A  Escola Secundária D. Inês de Castro (Esdica), em Alcobaça, é uma das 21 escolas secundárias do País que integram o projeto-piloto nacional para ensino do Mandarim como opção de Língua Estrangeira III no próximo ano letivo.

Segundo o protocolo, celebrado na passada semana entre o Ministério da Educação e Ciência (MEC) e o Hanban – Instituto Confúcio da República Popular da China, os professores serão chineses e vão contar com o apoio de oito instituições portuguesas de ensino superior para ensinar os alunos do 10.º ano dos cursos Científico-Humanísticos, entre as quais consta o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), que dará apoio à Esdica.

Região de Cister - Assine já!

A participação do IPL neste projeto-piloto prevê a integração dos docentes de Mandarim enviados pelo MEC, através do Instituto Confúcio, no departamento de Línguas e Literaturas da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), com acesso a recursos científicos e pedagógicos, designadamente ao Centro de Línguas e Cultura Chinesas, às Bibliotecas do IPL e ao Centro de Recursos Multimédia da ESECS. O estabelecimento de ensino superior deverá ainda constituir uma equipa que acompanhe e apoie a concretização do projeto nas três escolas secundárias da região – Alcobaça, Leiria e Marinha Grande –, nas vertentes científica e pedagógica.

O projeto-piloto deverá abranger 400 alunos, sendo que o número final de estabelecimentos de ensino estará dependente da quantidade de alunos matriculados na disciplina.

AD Footer

Artigos Relacionados

Inaugurada “obra do mandato” com investimento de 4 milhões em Porto de Mós

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território marcou presença na inauguração da empreitada de...

Autárquicas: Habitação, saúde e mobilidade são prioridades para João Formiga

Um mandato focado na “proximidade”, na “escuta” e na “ação”, tendo como áreas prioritárias a habitação, a saúde,...

Fundação Maria e Oliveira apresentou Erpi à comunidade

A Fundação Maria e Oliveira inaugurou as obras de requalificação da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Erpi) no...

Incerteza no futuro deixa CCDS Casal Velho sob tensão

O Centro Cultural, Desportivo e Social (CCDS) do Casal Velho vive um clima de tensão, após mais de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!