Faleceu o beneditense Acácio Catarino

Faleceu, vítima de doença prolongada, esta quinta-feira, o beneditense Acácio Catarino, um dos maiores especialistas portugueses em políticas sociais. Tinha 86 anos. 

Antigo secretário de Estado da População e Emprego, Acácio Catarino foi também consultor da Casa Civil do Presidente da República entre 2001 e 2006 e presidente da direção da Cáritas Portuguesa durante 17 anos.

Membro da Comissão Nacional Justiça e Paz, de organismos das IPSS e das Misericórdias, o colaborador de opinião do REGIÃO DE CISTER foi ainda presidente da Comissão Executiva do Instituto do Emprego e Formação Profissional. 

Em comunicado, a Cáritas refere que Acácio Catarino "foi um dos grandes especialistas portugueses na área da política social e do voluntariado" e "deixa um contributo para o pensamento social português, vincado nas diferentes responsabilidades que foi assumindo ao longo da sua vida".

Também D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e da mobilidade Humana e bispo de Santarém, já reagiu ao falecimento de Acácio Catarino, expressando a "profunda gratidão" pelo trabalho realizado e pela memória que deixa de compromisso social que colocou o "interesse pelo bem de todos" em primeiro lugar.