Quarta-feira, Janeiro 14, 2026
Quarta-feira, Janeiro 14, 2026

GNR identifica descarga suinícola em afluente do rio Baça

Data:

Partilhar artigo:

O Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha da GNR, detetou, este domingo, uma descarga ilegal de efluentes pecuários para uma linha de água, afluente do rio Baça.

O Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha da GNR, detetou, este domingo, uma descarga ilegal de efluentes pecuários para uma linha de água, afluente do rio Baça.

No âmbito de uma ação de patrulhamento direcionada para a prevenção e deteção de alterações às características dos recursos hídricos, os militares identificaram uma descarga proveniente de uma exploração agropecuária a “escorrer livremente para o solo sem qualquer tipo de mecanismo que assegurasse a sua depuração”.

Região de Cister - Assine Já!

“No seguimento das diligências policiais constatou-se que a descarga posteriormente introduzia-se na linha de água, afluente do rio Baça, através de um tubo de inox”, informa a GNR em comunicado. 

A ação policial resultou na elaboração de um auto de contraordenação ambiental por descarga de efluentes pecuários diretamente para o solo e para a linha de água, remetido para a Agência Portuguesa do Ambiente. O crime ambiental é punível com uma coima que pode ascender aos 144 mil euros.

AD Footer

Artigos Relacionados

Frederico Santos: “Objetivo é afirmar o Cister SA como referência nacional na formação”

Com um notável currículo no andebol, Frederico Santos assumiu a coordenação técnica do Cister SA no início...

Natércia Inácio publica novo conto que promove leitura, saúde e inclusão

Cerca de quatro anos depois de lançar “A Sereia Isobella”, Natércia Inácio está de regresso com mais...

Rafael Alves vence 13.ª edição do The Voice Portugal

Rafael Alves, da equipa de Sónia Tavares, foi o vencedor da 13.ª temporada do programa The Voice Portugal....

Empresas de Alcobaça batem recorde histórico de exportações

 O concelho de Alcobaça registou, em outubro de 2025, o valor mensal mais alto de exportações desde janeiro...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!