Homem detido por compra e venda de estupefacientes na Burinhosa

Um homem, com 37 anos, residente na Burinhosa, foi detido por estar fortemente indiciado pela prática de um crime de tráfico de estupefacientes entre 2013 e 2018. 

Segundo o Ministério Público (MP), “pelo menos desde o ano de 2013, mas com maior incidência no ano de 2018”, o arguido “procedeu à compra e posterior venda de estupefacientes, na sua maioria cannabis, quer resina (haxixe), quer folha (liamba), fazendo-o a troco de dinheiro, essencialmente na Burinhosa”. “Tais atos eram inúmeras vezes precedidos de contactos telefónicos, nos quais o arguido utilizava linguagem codificada”, lê-se na nota.

Na sequência de uma “revista e busca à residência” do arguido, as autoridades apreenderam “diversos bens, designadamente haxixe, liamba e cocaína e uma balança de precisão”. “Verificando-se a existência de perigo de continuação de atividade criminosa e de perturbação da ordem e tranquilidade públicas, no primeiro interrogatório judicial”, foi fixado o estatuto coativo do arguido, determinando-se que o homem aguardasse os trâmites do processo sujeito, cumulativamente, às obrigações decorrentes do termo de identidade e residência, à obrigação de apresentação bissemanal perante a entidade policial competente atenta a sua área de residência e à proibição de contactar por qualquer meio com os coarguidos e com as pessoas (nomeadamente, consumidores) mencionadas nos autos.

A investigação prossegue sob direção do MP do Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria.