Quarta-feira, Maio 8, 2024
Quarta-feira, Maio 8, 2024

IPDATA e o legado de três décadas ao serviço de Turquel

Data:

Partilhar artigo:

A história da IPDATA, uma papelaria com serviços informáticos em Turquel, é relativamente recente. No entanto, os rostos que recebem o cliente naquele espaço comercial da Rua Principal são bem conhecidos na vila, pois o negócio de família começou na freguesia há mais de três décadas.

A história da IPDATA, uma papelaria com serviços informáticos em Turquel, é relativamente recente. No entanto, os rostos que recebem o cliente naquele espaço comercial da Rua Principal são bem conhecidos na vila, pois o negócio de família começou na freguesia há mais de três décadas.

A atividade iniciou-se na década de 1990 e, à data, era exclusivamente focado na venda de equipamentos tecnológicos e assistência técnica. “O negócio foi criado pelo meu marido, que sempre foi um apaixonado pela informática”, conta Paula Lopes, responsável pelo atendimento ao público.

Região de Cister - Assine já!

Durante largos anos, o percurso profissional da “D. Paula”, como é conhecida, esteve ligado ao secretariado. “Trabalhei como secretária durante muito tempo. Dava uma mãozinha na loja quando necessário, mas não estava muito envolvida”, recorda.

Contudo, em 2005 a “vida pregou uma rasteira” à turquelense, que se recusou a baixar os braços e criou uma papelaria. “Não sou uma mulher de lamúrias e sabia que tinha de arregaçar as mangas. Então, com a ajuda do meu marido, abri portas junto à antiga escola básica”, conta, com orgulho.

De acordo com Paula Lopes, Turquel tinha na época apenas uma papelaria e, por isso, considerou que poderia ser um setor com potencial. “Era também um departamento que estava em consonância com o do meu marido e faria sentido unir os negócios, caso viesse a ser necessário”, acrescenta.

O contacto com o público não intimidou a nova empresária, que recorreu à experiência dos tempos em que percorria as feiras da região com os pais para vender sapatos. “O meu pai era sapateiro e eu costumava ir com a minha mãe para os mercados. Sempre gostei de falar com o cliente e aconselhar o produto mais adequado”, explica Paula Lopes.

O novo ciclo do negócio familiar, rebatizado de IPDATA, começou em 2017 e consistiu na união dos serviços informáticos e de papelaria num único espaço. “Após alguns percalços, decidimos abrir um novo espaço no centro da freguesia de Turquel e unir esforços”, atesta.

Atualmente, a IPDATA é a “casa” de quem procura novos equipamentos informáticos ou a reparação dos mesmos, material de escritório ou os serviços de CTT. “É sempre uma correria nesta casa, mas tenho de confessar que gosto. O serviço dos Correios traz sempre muita gente e eu tenho prazer ao ver a loja com gente… com vida”, confessa.

Resiliência é a palavra que melhor descreve a história da IPDATA, que abre portas diariamente devido ao carinho e dedicação da família Lopes. “Também a minha filha nutre um grande carinho por este negócio, que é sem dúvida familiar. Deixa-me tranquila saber que o futuro passa pela geração seguinte”, conclui.

AD Footer

Artigos Relacionados

Futebol: Ricardo Esgaio festeja título nacional pelo Sporting

O nazareno Ricardo Esgaio festejou, este domingo, o título nacional pelo Sporting. Os leões fizeram a festa depois de...

Câmara de Alcobaça quer reclassificar monumento na Cela Velha

A Câmara de Alcobaça pretende reclassificar como monumento nacional a escultura edificada por José Aurélio, na Cela Velha,...

Venda de lotes na ALEB deverá começar a partir de setembro

A obra de construção da Área de Localização Empresarial da Benedita (ALEB) deverá ficar concluída ainda durante este...

Museu das Máquinas Falantes inaugurado em Alcobaça

Foi com pompa e circunstância que o Museu das Máquinas Falantes, em Alcobaça, foi inaugurado, na passada quinta-feira....

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!