Domingo, Novembro 1, 2026
Domingo, Novembro 1, 2026

Luís Silvério & Filhos investe em tecnologia de ponta em Valado dos Frades

Data:

Partilhar artigo:

Ainda não arrancou a 100%, mas já está a funcionar a linha de inovação do grupo Luís Silvério & Filhos, que abriu uma nova unidade de produção na Área de Localização Empresarial de Valado dos Frades uma semana antes do confinamento decretado pela Covid-19.

Ainda não arrancou a 100%, mas já está a funcionar a linha de inovação do grupo Luís Silvério & Filhos, que abriu uma nova unidade de produção na Área de Localização Empresarial de Valado dos Frades uma semana antes do confinamento decretado pela Covid-19.

Foi, aliás, a pandemia que atrasou a entrada em funcionamento da linha inovação, que se destaca pela utilização de equipamento com tecnologia de ponta. “Temos uma máquina que permite cortar, a laser, porções de peixe todas com o mesmo peso”, exemplifica o administrador da empresa, Luís Silvério.

Região de Cister - Assine já!

Da unidade de Valado dos Frades, o peixe sai fresco, em doses, escalado e já com sal, “pronto para ir para as brasas”, explica o empresário. Destina-se a empresas de revenda, restaurantes e supermercados, o que significa que o consumidor final vai poder experimentar, a breve prazo, o pescado preparado no concelho da Nazaré.

As novas instalações, que criaram 30 postos de trabalho, representam um investimento de 16 milhões de euros (um dos maiores investimentos do Mar2020 a nível nacional) para a empresa que tem mais de 30 anos de presença no mercado. “Queríamos criar muitos mais postos de trabalho, mas com a pandemia tudo é uma incógnita”, admite o gestor, responsável por um total de 84 postos de trabalho entre as unidades da Nazaré, Valado dos Frades, Peniche e Lisboa.

Antes da linha inovação estar totalmente operacional, a unidade de Valado dos Frades está a fazer o trabalho que era desenvolvido na Nazaré, onde agora é efetuado o apoio à lota e as vendas a retalho, esclarece o gestor, que acredita que a nova linha poderá funcionar em pleno até final do ano.

Com uma capacidade de produção de 15 mil toneladas de peixe congelado, 10 mil toneladas de peixe refrigerado e 840 toneladas de peixe salgado ou seco, a nova unidade, de 9.500 metros quadrados, ainda não tem data de inauguração definida. Estava prevista para maio ou abril, com a presença do Presidente da República. Marcelo Recebelo de Sousa informou recentemente Luís Silvério que ainda não será no mês de outubro.

AD Footer

Artigos Relacionados

Peditório da Liga Portuguesa Contra o Cancro nas ruas arranca hoje no concelho

O peditório nacional de rua, organizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, arranca hoje e mantém-se até domingo,...

PSP ensina população senior a proteger-se de burlas e assaltos

A Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou, na passada sexta-feira, duas sessões de sensibilização dirigidas à população idosa,...

Cuidar… dói, mas também cura

Num lar ou num centro de dia, a solidão pode instalar-se. A falta do que se era, da...

Junta satisfeita com primeiros meses do Centro Cultural de Turquel

Passados mais de quatro meses desde a inauguração do Centro Cultural de Turquel, importa perceber de que forma...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!