Sábado, Novembro 8, 2025
Sábado, Novembro 8, 2025

MB Ceramics finta pandemia com coleção #vaificartudobem

Data:

Partilhar artigo:

Quando surgiu o desafio de desenhar um arco-íris com a mensagem “Vai ficar tudo bem”, Rita Belo estava longe de imaginar que era esse mesmo arco-íris que ia “salvar” a MB Ceramics. Aliás, a empresa de cerâmica decorativa e utilitária, sediada em São Jorge, acabou por ver a produção a crescer com o lançamento da coleção #vaificartudobem.

Quando surgiu o desafio de desenhar um arco-íris com a mensagem “Vai ficar tudo bem”, Rita Belo estava longe de imaginar que era esse mesmo arco-íris que ia “salvar” a MB Ceramics. Aliás, a empresa de cerâmica decorativa e utilitária, sediada em São Jorge, acabou por ver a produção a crescer com o lançamento da coleção #vaificartudobem.

Fundada em 2016, a MB Ceramics exportava tudo o que produzia. “Até julho tínhamos a produção completamente cheia”, lembra a empresária. Com grandes expectativas de crescer o negócio este ano, em meados de março viu todas as encomendas serem canceladas. “No dia 16 de março regressei, à última hora, de Toronto e vejo encomendas canceladas, algumas que estavam prontas para carregar ficaram em armazém. No dia 18 não tinha uma única encomenda que não tivesse sido cancelada”, recorda Rita Belo.

Região de Cister - Assine Já!

Sem clientes e com a produção parada, viu-se obrigada a colocar a empresa em layoff. “Quando fui para casa comecei a entrar em desespero. A minha mãe quando me viu assim disse-me para ir para a fábrica fazer canecas”, conta. A partir daí, “não houve mãos a medir“.

Como havia muitas canecas de barro branco em stock, Rita Belo lembrou-se do tal arco-íris criado pelas crianças italianas. “Uma amiga disse-me que conhecia uma designer que já tinha desenhado um arco-íris para um livro infantil e depois de termos chegado a um consenso acabei por passá-lo para a caneca e pensei que podíamos vender aquilo tentanto ajudar”, conta a empresária. Parte das receitas, quer das canecas quer do livro, foram revertidas para os centros hospitalares de Coimbra e de Leiria. Foram angariados cerca de 800 euros, entregues em materiais de proteção.

A coleção #vaificartudobem, que se materializou num conjunto de seis copos de café, em ímanes, em canecas e em taças para cereais, chegou às mãos de personalidades mundiais, como o conceituado designer francês de calçado Christian Louboutin, que se deixou fotografar com uma caneca produzida pela MB Ceramics.

“Passado uma semana de termos lançado a coleção já estávamos a trabalhar a 100%”, informa Rita Belo, que entretanto precisou de contratar mais duas funcionárias. “A empresa acabou por ser exposta e acabámos por conquistar clientes nacionais.

Hoje em dia também já retomámos as encomendas com os nossos clientes internacionais”, acrescenta a administradora da empresa. Desde julho que o valor angariado tem sido reconvertido em bens de primeira necessidade para as famílias mais carenciadas, através da câmara de Porto de Mós e da CPCJ, à qual Rita Belo tambem pertence. 

As peças pintadas à mão que saem da MB Ceramics podem ser adquiridas online ou em lojas de norte a sul do País. É caso para dizer que na MB Ceramics, ficou mesmo tudo bem.

AD Footer

Artigos Relacionados

Fator “aldeia do hóquei” decisivo para HC Turquel

Dois jogos na aldeia do hóquei e… duas vitórias para o HC Turquel. O fator casa tem sido...

Futebol: Nazarenos vence dérbi da região e encosta ao líder

Um golo de André Mendes, aos 17 minutos, e um bis de Ricky, aos 37 e aos 70,...

Pedro Chagas Freitas e Amigos da Treta no Festival Literário de Mira de Aire

Após o sucesso das duas primeiras edições, o Festival Literário de Mira de Aire está de regresso à...

Jorge Vala coloca educação gratuita como “prioridade máxima” para último mandato

A educação gratuita será a “prioridade máxima” do último mandato de Jorge Vala à frente da Câmara de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!