Sexta-feira, Abril 26, 2024
Sexta-feira, Abril 26, 2024

MB Ceramics finta pandemia com coleção #vaificartudobem

Data:

Partilhar artigo:

Quando surgiu o desafio de desenhar um arco-íris com a mensagem “Vai ficar tudo bem”, Rita Belo estava longe de imaginar que era esse mesmo arco-íris que ia “salvar” a MB Ceramics. Aliás, a empresa de cerâmica decorativa e utilitária, sediada em São Jorge, acabou por ver a produção a crescer com o lançamento da coleção #vaificartudobem.

Quando surgiu o desafio de desenhar um arco-íris com a mensagem “Vai ficar tudo bem”, Rita Belo estava longe de imaginar que era esse mesmo arco-íris que ia “salvar” a MB Ceramics. Aliás, a empresa de cerâmica decorativa e utilitária, sediada em São Jorge, acabou por ver a produção a crescer com o lançamento da coleção #vaificartudobem.

Fundada em 2016, a MB Ceramics exportava tudo o que produzia. “Até julho tínhamos a produção completamente cheia”, lembra a empresária. Com grandes expectativas de crescer o negócio este ano, em meados de março viu todas as encomendas serem canceladas. “No dia 16 de março regressei, à última hora, de Toronto e vejo encomendas canceladas, algumas que estavam prontas para carregar ficaram em armazém. No dia 18 não tinha uma única encomenda que não tivesse sido cancelada”, recorda Rita Belo.

Região de Cister - Assine já!

Sem clientes e com a produção parada, viu-se obrigada a colocar a empresa em layoff. “Quando fui para casa comecei a entrar em desespero. A minha mãe quando me viu assim disse-me para ir para a fábrica fazer canecas”, conta. A partir daí, “não houve mãos a medir“.

Como havia muitas canecas de barro branco em stock, Rita Belo lembrou-se do tal arco-íris criado pelas crianças italianas. “Uma amiga disse-me que conhecia uma designer que já tinha desenhado um arco-íris para um livro infantil e depois de termos chegado a um consenso acabei por passá-lo para a caneca e pensei que podíamos vender aquilo tentanto ajudar”, conta a empresária. Parte das receitas, quer das canecas quer do livro, foram revertidas para os centros hospitalares de Coimbra e de Leiria. Foram angariados cerca de 800 euros, entregues em materiais de proteção.

A coleção #vaificartudobem, que se materializou num conjunto de seis copos de café, em ímanes, em canecas e em taças para cereais, chegou às mãos de personalidades mundiais, como o conceituado designer francês de calçado Christian Louboutin, que se deixou fotografar com uma caneca produzida pela MB Ceramics.

“Passado uma semana de termos lançado a coleção já estávamos a trabalhar a 100%”, informa Rita Belo, que entretanto precisou de contratar mais duas funcionárias. “A empresa acabou por ser exposta e acabámos por conquistar clientes nacionais.

Hoje em dia também já retomámos as encomendas com os nossos clientes internacionais”, acrescenta a administradora da empresa. Desde julho que o valor angariado tem sido reconvertido em bens de primeira necessidade para as famílias mais carenciadas, através da câmara de Porto de Mós e da CPCJ, à qual Rita Belo tambem pertence. 

As peças pintadas à mão que saem da MB Ceramics podem ser adquiridas online ou em lojas de norte a sul do País. É caso para dizer que na MB Ceramics, ficou mesmo tudo bem.

AD Footer

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!