Quinta-feira, Abril 18, 2024
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Ministra da Saúde inaugura Unidade de Cuidados Paliativos no Hospital de Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

A ministra da Saúde inaugurou, esta sexta-feira, a nova Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO).

A ministra da Saúde inaugurou, esta sexta-feira, a nova Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO).

Marta Temido visitou as instalações ao lado da diretora do Serviço de Cuidados Paliativos, do presidente da Câmara de Alcobaça e do presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL).

Região de Cister - Assine Já!

“Este hospital passou por diversas fases ao longo da sua vida e é com grande honra que assistimos a uma nova readaptação dos seus serviços assistenciais, agora mais preparados para dar uma resposta única no distrito de Leiria. As várias vertentes de resposta assistencial desta unidade de Alcobaça mostram aquilo que é a sua vitalidade”, sublinhou a governante. “Peço-vos que continuem a fazer este magnífico trabalho”, acrescentou.

Por sua vez, Paulo Inácio direcionou “elogios devidos e justos” ao Conselho de Administração do CHL pelo investimento efetuado no HABLO. “Em boa hora tomei a decisão, em 2013, de integrar o HABLO em Leiria perante a descrença de muitos. Os resultados estão à vista e penso que esta decisão é unanimemente reconhecida como uma aposta ganha”, afirmou. 

Para Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, a unidade de cuidados paliativos vai “conferir acrescida dignidade assistencial a doentes altamente vulneráveis”, que passam a ter uma resposta “multidisciplinar com elevada preparação técnica e grande sensibilidade para a humanização dos cuidados”.

O projeto de criação da Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos resulta de um investimento de cerca de 680 mil euros, cofinanciado no âmbito do Programa Portugal 2020, e em 75 mil euros pela Câmara de Alcobaça.

A cerimónia incluiu ainda a celebração do protocolo entre o Centro Hospitalar de Leiria e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), no âmbito do início da atividade da ambulância de Suporte Imediato de Vida no HABLO.

Reportagem a ler na edição de 25 de março

AD Footer

Artigos Relacionados

O que é a liberdade para si?

Vejo muita gente a viver “presa” no que acredita ser uma vida livre. Já se perguntou o que...

“Projeto Água do Oeste” apresentado em Alcobaça

“Projeto Água do Oeste”. É este o nome do workshop que terá a primeira sessão já na próxima...

Derrota do líder CR Chãs anima reta final da Divisão de Honra de futsal

A luta será (mesmo) até ao último segundo. E há três candidatos! O Centro Social de Évora venceu...

Portomosense Pedro Vigário assina romance “Balada da Noite Profunda”

“Balada da Noite Profunda” é o título do primeiro romance do portomosense Pedro Vigário.  A obra lançada no passado...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!