Ministro da Cultura visita Alcobaça

O ministro da Cultura João Soares visita Alcobaça no dia 8 de fevereiro. O convite partiu do presidente da Câmara, que pretende apresentar ao governante questões relacionadas com o Museu do Vinho, o Mosteiro de Alcobaça e o Mosteiro de Coz.

A visita terá início com um almoço no Museu do Vinho, às 13 horas, no qual Paulo Inácio pretende apresentar ao Ministério da Cultura uma nova abordagem para o espaço museológico, com vista à sua recuperação através de  fundos comunitários.

Depois do almoço, pelas 15 horas, a comitiva seguirá para o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, onde o presidente do executivo municipal quer comunicar ao responsável a intenção da autarquia e da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) de recuperar o Jardim do Obelisco, localizado nas traseiras do monumento, dando igualmente conta do ponto de situação do projeto do hotel de luxo do Mosteiro, que teve a anuência da tutela. A convite do presidente da Câmara de Alcobaça, também estará presente o arquiteto Souto de Moura.

Às 16:45 horas realiza-se uma visita ao Mosteiro de Coz, encerrando o programa. Neste local, o autarca pretende entregar ao ministro da Cultura o dossiê da pré-candidatura do Mosteiro de Coz ao estatuto de património nacional. O monumento está classificado, desde 1946, como Imóvel de Interesse Público.