Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Ori-btt: Uma família de ouro nas competições nacionais

Data:

Partilhar artigo:

A generalidade das famílias junta-se em casa ao fim de semana para conviverem e “matarem” saudades, mas a família Marques, de Turquel, costuma aproveitar os dias de sábado e domingo para se reunir à volta de uma mesa de campismo, frequentemente entre locais de prova de orientação. 

A generalidade das famílias junta-se em casa ao fim de semana para conviverem e “matarem” saudades, mas a família Marques, de Turquel, costuma aproveitar os dias de sábado e domingo para se reunir à volta de uma mesa de campismo, frequentemente entre locais de prova de orientação. 

Este dia 20, a família (Clube de Orientação do Centro/PMS Alumínios PVC) juntou-se na Figueira da Foz para o campeonato nacional de ori-btt, na vertente de sprint, e conquistou quatro títulos de campeões nacionais. 

Região de Cister - Assine Já!

Daniel Marques foi campeão nacional de elites, David Marques venceu o título no escalão H13 e Luísa Marques e Inácio Serralheiro triunfaram nos escalões D60 e H60, respetivamente. Daniel Marques foi o porta-voz da família turquelense e explica ao REGIÃO DE CISTER que a família se costuma reunir nas competições. 

“Como gostamos de caravanismo, costumamos ir para as provas nas nossas autocaravanas e é no recinto das competições que muitas vezes acabamos por nos encontrar ao fim de semana”, conta o turquelense, revelando que foi a primeira vez que a família somou quatro títulos nacionais nos mesmos dias de prova. 

A orientação é um “amor de família” e Daniel Marques é o mais consagrado. Mas, a mãe, Luísa Marques, e o tio, Inácio Serralheiro, já têm muita experiência nas provas, assim como o pai, Pedro Serralheiro, o irmão, Guilherme Marques, e o filho, David Marques. O menino, de 10 anos, deixou até o futebol do Beneditense para se dedicar à modalidade. 

“Este é o tipo de modalidade que permite a participação em família”, ressalva ainda o atleta, explicando que a existência de escalões permite uma exigência adequada à condição física de cada um. 

E se dúvidas há quanto ao futuro da família nas competições de orientação, o pequeno Pedro Marques já está a trabalhar para a sucessão na modalidade.

Com apenas 4 anos, o menino acompanha a família a todas as provas e já mostra habilidade para a modalidade. “Está sempre a querer competir e até já anda de bicicleta, mas como ainda não tem idade suficiente para participar está só a aprender”, nota o pai, Daniel Marques. Se sair aos “seus”, não se espera menos do que muitos títulos.

No próximo mês, realiza-se o campeonato nacional de distância média, em Barcelos, e também o campeonato nacional de distância longa, em Abrantes. A família Marques, sem surpresas, voltará a juntar-se para mais uma “reunião familiar”. 

A julgar pelos resultados obtidos em Figueira da Foz, adivinham-se mais títulos…em família.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!