Quinta-feira, Abril 18, 2024
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Projetos de resolução do PCP, BE e Verdes para travar prospeção de gás e petróleo no distrito chumbados no Parlamento

Data:

Partilhar artigo:

A Assembleia da República chumbou, esta sexta-feira, os projetos de resolução apresentados por Bloco de Esquerda (BE), Partido Comunista (PCP) e Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) que recomendavam o fim da prospeção e produção de petróleo e gás no distrito de Leiria, nomeadamente na freguesia de Aljubarrota.

A Assembleia da República chumbou, esta sexta-feira, os projetos de resolução apresentados por Bloco de Esquerda (BE), Partido Comunista (PCP) e Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) que recomendavam o fim da prospeção e produção de petróleo e gás no distrito de Leiria, nomeadamente na freguesia de Aljubarrota.

No caso do BE, o projeto de resolução passava por recomendar ao Governo “desencadear as ações necessárias ao cancelamento dos contratos relativos à prospecção e produção de hidrocarbonetos nas áreas designadas Batalha e Pombal”, que incluem as freguesias da Bajouca, em Leiria, e Aljubarrota, Alcobaça, onde a multinacional Australis Oil&Gas pretende iniciar perfurações. A proposta foi chumbada com os votos contra do PS, Partido Social Democrata (PSD), CDS-PP e Chega e a abstenção do Iniciativa Liberal.

Região de Cister - Assine já!

O PCP pedia “o cancelamento dos contratos de exploração de gás e/ou petróleo existentes ou previstos para a região de Batalha (Alcobaça) e Pombal“, por considerarem que estes “visam os interesses das multinacionais, privatizam e alienam recursos nacionais e ameaçam a qualidade de vida das populações e o meio ambiente”. O projeto também foi chumbado com os votos contra do PS, PSD, CDS-PP, Chega e a abstenção do Iniciativa Liberal.

Segundo o Eco, só o projeto de resolução do PEV conseguiu votos favoráveis entre alguns deputados do PS, mas acabou por ser chumbado com os votos contra dos restantes deputados socialistas e do CDS-PP e a abstenção do PSD, Chega e Iniciativa Liberal.

Apenas Aljubarrota e Pombal têm contratos de prospeção e produção de hidrocarbonetos ativos e a decorrer, numa faixa litoral que se estende das Caldas da Rainha (Leiria) a Soure (Coimbra), a cargo da empresa Australis Oil&Gas.

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

Hóquei: Alcobacense aplica goleada histórica e segura liderança

Manuel Neves e Tiago Jorge festejaram cinco golos cada. Hélder Ricardo celebrou quatro remates certeiros e Francisco Fernandes...

Futebol: Defesa João Silva chega aos 30 jogos na temporada

O Penafiel venceu no reduto do Tondela (1-0), este sábado, em jogo da 29.ª jornada da 2.ª Liga,...

Futsal: Sub-19 do CCRD Burinhosa em vantagem diante do CRP Ribafria

Uma vitória na aldeia do futsal, este domingo (17 horas), bastará à equipa de sub-19 do CCRD Burinhosa...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!