Professora de inglês lança livro para educar para a cidadania

”1 Xícara de Partilha” é o nome do primeiro livro lançado por Sílvia Carvalho, professora natural de Alqueidão da Serra, que é dedicado ao público infanto-juvenil e que visa educar e transmitir valores que por vezes estão esquecidos. Com ilustrações de Tânia Bailão Lopes e ideal para ler em família, a obra aborda o dia a dia de três crianças que vivem numa aldeia da serra no seio de uma família tradicional.

“Valores como o espírito de comunidade e tradições de um ambiente rural encontram-se bastante presentes nestas personagens”, avança a autora, revelando que se inspirou nos seus filhos e na vida do campo para escrever a história.

Através da exploração do conto, da desconstrução das personagens e dos seus preconceitos, a escritora pretende promover valores como o respeito próprio, pelos outros e pelas diferenças intergeracionais e interculturais e também a necessidade de mudança de mentalidades.

A história da obra desenvolve temáticas centradas na igualdade de género, no voluntariado, na emigração, na saúde, na educação ambiental e nos direitos humanos.

Mais do que um livro,”1 Xícara de Partilha” pretende ser um recurso pedagógico, articulando-se transversalmente com as áreas curriculares do Ensino Básico, promovendo abordagens diversificadas no âmbito da Educação para a Cidadania e Educação Artística de forma a implementar metodologias de trabalho colaborativas.

“Este projeto já estava pensado há algum tempo”, adianta a professora de inglês, explicando que considerou ser este o período certo para lançar a obra por recear que crianças e jovens pudessem vir a perder determinados valores devido ao distanciamento social que têm vivido.

Por ser filha de emigrantes, um dos objetivos de Sílvia Carvalho passa pela divulgação da obra junto das comunidades portuguesas. Num futuro próximo, a autora pretende adaptar a obra para inglês.

O livro vem acompanhado de uma xícara e de uma receita de um bolo existente na história e pode ser adquirido no site e na Papelaria Lapinha, em Alqueidão da Serra. Nesta página da internet é também possível fazer o download gratuito de diversos conteúdos educativos.