Sábado, Julho 18, 2026
Sábado, Julho 18, 2026

Teatro D. Roberto no inventário do Património Cultural Imaterial

Data:

Partilhar artigo:

O Teatro Dom Roberto, uma das tradições mais antigas das artes cénicas e uma das imagens de marca da S.A. Marionetas, foi inscrito no Inventário do Património Cultural Imaterial. 

O Teatro Dom Roberto, uma das tradições mais antigas das artes cénicas e uma das imagens de marca da S.A. Marionetas, foi inscrito no Inventário do Património Cultural Imaterial. 

“É um dos acontecimentos mais importantes no teatro dos últimos anos”, sublinha o diretor artístico da Companhia de Alcobaça ao REGIÃO DE CISTER. “É um orgulho muito grande fazer parte de todo este processo”, refere José Gil, um dos grandes entusiastas do Teatro Dom Roberto em Portugal. A candidatura foi apresentada há cerca de seis anos pelo Museu da Marioneta de Lisboa, na época dirigido por Maria José Machado, que veio a falecer no ano passado. “Finalmente vemos o reconhecimento do teatro de marionetas, que nem sempre é valorizado”, nota o marionetista. 

Região de Cister - Assine Já!

De forma a “não deixar desaparecer o teatro de Robertos, enquanto herança cultural portuguesa”, a companhia recriou, nos últimos anos, a partir do testemunho do Mestre António Dias, um dos últimos fantocheiros populares portugueses, as peças “O Barbeiro” e “A Tourada”. Mais recentemente, e procurando “preservar a forma de arte tradicional”, a companhia recuperou mais três peças do repertório de Teatro de Robertos: “A Rosa e os 3 Namorados”, “O Castelo dos Fantasmas” e “O Saloio de Alcobaça”. 

O Teatro Dom Roberto, que surgiu no século XVIII, é um tipo de teatro itinerante de marionetas que normalmente é apresentado na primavera, no verão ou início do outono nas praias, nos jardins, nas praças e em diversos eventos.

 

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

Empresa e universidade criam garrafa de vinho mais leve do mundo

A Vidrala – Santos Barosa e a Universidade de Leiria e Oeste desenvolveram aquela que é apresentada como...

Encontro aproxima academia e empresas para responder aos desafios da indústria

Decorre hoje, a partir das 17 horas, o XI Encontro +Indústria, nas instalações da NERLEI CCI, em Leiria,...

MD Plastics reforça produção de energia renovável

A MD Plastics reforçou a produção de energia renovável na fábrica de Valado dos Frades, no concelho da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!