Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

TugaBuddies dá “boleia” a estrangeiros para o Oeste

Data:

Partilhar artigo:

Pedro e João Penas comprometem-se a ser os melhores amigos portugueses de todos os estrangeiros que “comprarem” bilhetes ao TugaBuddies com destino ao Oeste.

Pedro e João Penas comprometem-se a ser os melhores amigos portugueses de todos os estrangeiros que “comprarem” bilhetes ao TugaBuddies com destino ao Oeste. Os passeios turísticos personalizados criados e pensados pelos irmãos beneditenses, que criaram uma empresa de animação turística, querem colocar a região no mapa de quem chega a Lisboa.

“Os melhores guias turísticos são os que vivem e conhecem como ninguém as regiões, as cidades e os locais“, defende Pedro Penas, de 21 anos, que pretende “angariar” buddies [parceiros] pelo País fora, no intuito de oferecer uma experiência diferente ao que o estudante de Gestão Turística e Hoteleira chama de “novo turista”. “Trabalhamos para o turista que não gosta de horários nem de turismo de massas, preferindo o informal, o alternativo e a aventura”, nota o jovem, que por enquanto trabalha com o irmão, de 25 anos.

Região de Cister - Assine já!

O projeto tem tido grandeexpressão nos passeios turísticos em Peniche (Peniche surf Trip) e na Nazaré (Nazaré Canyon Experience). “Com preços a partir de 45 euros vamos buscar o turista a Lisboa onde estiver hospedado, fazemos a viagem até à Nazaré, visitamos a base da Redbull, onde os surfistas se preparam para as ondas da Praia do Norte, damos a conhecer a vila e levamo-lo de volta à capital”, descreve o jovem, que só nos meses de julho e agosto do ano passado, quando o projeto surgiu, contabilizou 80 tours por Peniche, cujo passeio também inclui uma aula de surf, e pela Nazaré. Antes disso, a TugaBuddies foi dada a conhecer a mais de seis dezenas de hostels e hotéis de Lisboa. “Os rececionistas são os nossos principais clientes e por essa razão começámos por aí“, explicou Pedro Penas.

O conceito de “free trip advisor” [conselheiro de viagem gratuito] parece ter conquistado estrangeiros, sobretudo espanhóis e franceses, tendo sido criados entretanto outras alternativas de circuitos: o “Lisbon Insomnia Tour” (uma espécie de “rally tascas” com o benefício de levar o turista ao local onde está hospedado), o “Sintra’s Fairy Tale” (para quem gosta de história, mar e gelados) e o “West Customized Tour” (um circuito pelo Oeste personalizado por Fátima, Batalha, Alcobaça, Nazaré, Óbidos ou Rio Maior). Há ainda um outro serviço que a TugaBuddies proporciona, o “Buddy Corporate“, que tal como o nome indica, é dirigido a empresas. “A ideia é ir buscar clientes ou parceiros das empresas ao aeroporto, levá-los onde terão de se deslocar e acabar por lhes dar a conhecer um pouco da região, se houver disponibilidade para tal“, adianta o empreendedor.

Com uma frota de quatro viaturas – uma carrinha de nove lugares e uma de sete e dois automóveis de cinco lugares – , o projeto dos irmãos Penas já deu boleia a dezenas de “estranjas”, que levaram para casa experiências e amizades.

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!