Voluntária vai lecionar aulas de alfabetização em Évora de Alcobaça

Ela é professora de Educação Física, mas vai pôr os idosos de Évora de alcobaça a mexer nas letras e nos números. Paula Cruz é a professora voluntária, selecionada pelo Banco Local de Voluntariado do Município de Alcobaça, do novo projeto de alfabetização da Comissão Social da Freguesia de Évora de Alcobaça.
“Foi sinalizado pela comissão social de Évora que havia uma grande taxa de analfabetismo dentro da sua população, maioritariamente envelhecida“, explicou Inês Silva, vereadora com o pelouro da Ação Social, adiantando que “esse era um problema que podíamos ajudar a resolver“. Foi aí que o Banco Local de Voluntariado entrou.
“Mediante as características do pedido que nos foi feito, selecionámos o voluntário que mais se enquadrava no contexto“, adiantou Maylice André, responsável pela coordenação do Banco Local do Voluntariado. 
Neste caso a voluntária “recrutada” foi a professora Paula Cruz, que também já tinha alguma experiência com idosos e em ações de voluntariado. “Acredito que para estas pessoas aprender a ler e a escrever vai proporcionar uma melhor qualidade de vida e uma maior valorização pessoal“. A alcobacense projeta ainda que “além do espaço de aprendizagem, as aulas de alfabetização servirão também de um espaço de partilha e convívio, que, por sua vez, vai fortalecer laços entre eles e a comunidade”.
As inscrições para as aulas de alfabetização, que vão decorrer às terças e quintas-feiras, das 14 às 15:30 horas, na Junta de Freguesia de Évora de Alcobaça, estão abertas, o que permitirá aos interessados voltar aos cadernos e às salas de aula.