Passadeira

Outros heróis

A todos os pais e mães de Alcobaça e arredores: sabem o que é um post-it? Se não sabem, vejam na Internet, já que agora vivemos mais lá que nas ruas. Em todo o caso, um post-it, é um daqueles papelinhos amarelos, com autocolante no verso, nos quais escrevemos recados ou lembretes. Agora que já sabemos todos, peguem num bloquinho de post-its e tirem um. Escrevam o nome de um personagem qualquer. Pode ser o Homem-Aranha, a Professora da Escola, vocês, os vossos familiares, o Presidente, o Rato Mickey, o Filipe Neto (youtuber). Chamem os vossos filhos, filhas, marido, mulher. Escolham um deles. Colem-lhe o post-it à testa, não lhe digam o que está lá escrito e comecem o jogo.

Quem tem o post-it colado à testa tem de fazer perguntas até adivinhar qual o personagem: se é humano, ou imaginário; o que faz, de onde é, o trabalho, tudo quanto permita a dedução da identidade do nome que tem colado à testa. Se descobrir, façam uma grande festa. Se não descobrir, celebrem à mesma e passem a vez a outro. Não se ganha nada, mas queima-se tempo, o que, nestes dias, é um valente prémio.

Se escreverem pai ou mãe no post-it, fica a sugestão para algumas perguntas: 

É teletrabalhador? Sim! É Professor? Sim! É cozinheiro? Sim! É herói? Sim! Muita da crise COVID-19 tem sido carregada às costas pelos pais e mães, a tal da classe média que paga IRS, IMI, TSU, IRC; que perde rendimentos à velocidade da luz; mas ainda assim dá aulas, faz compras, entretém, mete ao lume, aconchega. Saudemos, pois, esses outros heróis, semiesquecidos pelo Governo, pelas Escolas, pelas Autarquias, nas suas ponderações. Se não fossemos nós, o mundo tudo vinha abaixo. Alguém tem dúvidas? Escreva num post-it e cole-o na testa.