Sexta-feira, Abril 26, 2024
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Todos os caminhos vão dar ao vírus

Data:

Partilhar artigo:

Domingo de quarentena, o primeiro do estado declarado de emergência. Da minha janela vejo a Avenida dos Combatentes “invadida” por pessoas a correr, a andar de bicicleta, a passear, a ir buscar frango assado ao Rei dos Frangos, de porta aberta, num corre-corre que, confesso, não esperava num Domingo assim.

Segunda-Feira: saio de manhã para fazer umas compras rápidas. Demoro-me dez minutos, observo as regras de higiene e distância social, uso o carro apesar da curta distância do lugar e volto para casa. Evito as grandes superfícies e os seus constrangimentos, temos escolha em Alcobaça. No entanto, na Rua João de Deus Pinheiro, vários septuagenários apanham Sol e metem a “escrita” em dia.

No contexto actual de declaração de emergência nacional, no teor das declarações oficiais e das mensagens repetidas pela comunicação social há um apelo para nos movimentarmos, em particular a classe de risco acima dos 65 anos, apenas para fazer o estritamente necessário.

Região de Cister - Assine Já!

Algumas perguntas: É essencial darmos uma volta grande e parar a falar com os amigos? Os cães demoram mesmo uma hora a fazer as necessidades. Faz sentido um “largo passeio” em vez de uma saída rápida? Temos mesmo de manter os hábitos dos grelhados ao Domingo? Vamos mesmo trocar a saúde pública pela comodidade?

Viver em Alcobaça tem a vantagem de sermos uma cidade pequena, com poucos habitantes, mas vários serviços e alternativas, campo, bons produtos. Temos, no entanto, uma população envelhecida que parece não ter entendido ainda a clareza das instruções e desafia teimosamente o perigo. Nós, os mais novos, que cuidamos deles, que pagamos activamente impostos para as suas reformas, que os respeitamos, esperávamos mais.

Uma última nota pessoal para agradecer ao staff, às senhoras do supermercado SPAR na Rua João de Deus Pinheiro, pela simpatia, coragem e sangue frio com que tem atendido os seus clientes, gerido o medo e proporcionado a qualidade de sempre em segurança.

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!