Terça-feira, Julho 15, 2025
Terça-feira, Julho 15, 2025

A minha agenda

Data:

Partilhar artigo:

Acabou o Carnaval. Alcobaça ressaca. Os miúdos voltam à escola. Eu volto aos textos:

Se eu vos cantasse assim: “Pró Natal de presente eu quero que seja…” quase todos vós, não só os da minha geração, cantariam de volta: “a minha agenda, a minha agenda”. Esta era uma prenda que nem toda a gente gostava de receber. Havia tanta bonecada, roupa ou dinheiro, que quem recebia ficava naquela… todavia, era um presente simpático, colorido e sobretudo com um significado muito diferente do de hoje. Nos natais ou nas festas de aniversário da atualidade, ninguém ousaria dar tal prenda a uma criança. Não só por razões óbvias da era dos telemóveis “espertos”, mas porque desde antes dos 6 anos, a agenda dos nossos filhos já está demasiadamente ocupada para ser uma brincadeira.

 A Escola formatou-se aos horários dos pais que, para pagarem contas, têm de trabalhar pelo menos das “9 às 5”. Já não há turma da manhã, turma da tarde. Há escola todo o dia, 7 horas, com intervalos decerto, mas um horário “adulto” e “responsável”. A essa carga horária, que também pesa nas mochilas, juntam-se as atividades que lhes trazem tantos benefícios menos o do tempo livre para estarem connosco. Finalmente, como não existe pacto social, às vezes vêm trabalhos “para casa” que estendem as horas da escola, invadem as rotinas, aumentando o stress dentro do castelo às horas das refeições, banhos ou sonos. A paixão propalada dos nossos governantes é sempre a Educação! Mas, que estranha forma de amor esta que paga e trata mal os professores; que instala o caos nas famílias a cada mudança de governo; que rouba a infância aos miúdos e os fecha dentro de uma escola quase como prisioneiros.

Região de Cister - Assine Já!

Mudar é preciso: escrevam isto nas vossas agendas.

AD Footer

Artigos Relacionados

AMA Pedra do Ouro criada para melhorar localidade

Constituída há um mês, a Associação de Moradores e Amigos (AMA) Pedra do Ouro nasceu para dar impulso...

Espaços noturnos da Nazaré só podem funcionar até às 2 da manhã

O executivo municipal aprovou, por unanimidade, na passada semana, uma proposta de funcionamento dos espaços comerciais noturnos que...

Nova diretora do AE Nazaré quer reforçar valorização da escola pública

Paula Trindade assumiu, no passado dia 2 de julho, a Direção do Agrupamento de Escolas (AE) da Nazaré...

Feira do Livro da Nazaré celebra 50 anos de literatura e liberdade

A Feira do Livro da Nazaré celebra a liberdade e meio século de história dedicada à promoção da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!