Segunda-feira, Julho 14, 2025
Segunda-feira, Julho 14, 2025

Corredor da sorte

Data:

Partilhar artigo:

São quase 9 da manhã e já começaram as corridas. Ir levar o meu filho à escola é, por vezes, um filme tipo Velocidade Furiosa. Se é verdade que em Alcobaça se vive a velocidade de cruzeiro, isso nem sempre se passa ali na passagem de peões que atravessa o jardim do Tribunal para a Rua João De Deus. Eu já fui quase passado a ferro uma mão cheia de vezes. Sendo a rua larga, perto de uma rotunda, o automobilista, que devia observar cautela, tenta mesmo assim, ultrapassar quem já “por especial favor” parou na passadeira para (mesmo que de má vontade) deixar passar os peões. Já me olharam furiosamente nos olhos mamãs com a respectiva criança na cadeira atrás, e hoje, um velhote que me mandou para aquele sítio que rima com soalho…

Confesso que já me detive no meio da passadeira – para não ser atropelado – e a gesticular, chamei-lhes malucos por acelerarem em cima de uma “zebra”, com crianças e pais por perto. Quase “atropelado” e “ofendido”, nem por isso deixo de subir e descer as nossas ruas. Gosto de andar a pé… mas na passadeira do cinema a mesma coisa. A jovem pede-me desculpa, abençoada seja, mas parar é que nada. Depois ao pé do Pão de Mel, uma carrinha do Bricomarché… siga para bingo. Eu dou-lhe um toque com os nós dos dedos na chapa, não por mim, mas pela senhora grávida que o condutor ignorou também. Fica parado à esquina, chateado com o barulho, armado em valentão do asfalto. Quantos são? Onde pára a Polícia?

Não sei que embirração têm os Alcobacenses que não param onde devem. Falando em filmes lembrem-se também daquele com o Michael Douglas (Um dia de raiva) em que ele arrasa com uma cidade inteira. No entanto, se  vida não é um filme, a estupidez também não é ficção. Só espero é que o argumento nunca se baseie numa historia verídica de alguém que passou numa passadeira em Alcobaça e nunca mais lá voltou. 

Região de Cister - Assine Já!
AD Footer
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!