Carro da Google vai andar pela Nazaré

Se viver ou passar nos próximos dias na Nazaré poderá cruzar-se com o carro do Street View da Google, que estará a recolher imagens das ruas da vila para atualização daquela funcionalidade.

A Google anunciou esta semana que irá proceder à recolha de imagens de 360º em Braga, Porto, Aveiro, Lisboa, Nazaré, Évora, Albufeira e Lagos, bem como de outras cidades e estradas portuguesas para renovar imagens já preexistentes ou para fotografar regiões ou locais turísticos ainda não abrangidos em recolhas anteriores, para a funcionalidade Street View em Portugal de modo a manter atualizado o Google Maps.

Até poderá saber onde anda o Street View, através do site, mas só quando “Portugal” aparecer como país disponível para selecionar, o que quer dizer que a empresa já está no País, é que consegue ver onde.

O Street View é uma funcionalidade muito popular no Google Maps e está disponível em mais de 80 países. Esta funcionalidade permite aos utilizadores "explorarem e navegarem de forma virtual uma zona ou um bairro através de imagens panorâmicas ao nível da rua". A mesma está ainda disponível no Google Earth e no Google Maps para Mobile.

Para proteger a privacidade, antes da publicação das imagens, a Google desfoca as caras de pessoas e as matrículas de carros que possam aparecer nas imagens de modo a proteger a privacidade das mesmas. E mesmo, depois de publicadas as imagens, qualquer utilizador, através da opção "comunicar um problema" que aparece no canto inferior de cada imagem, pode solicitar a remoção dessa imagem ou sinalizar algum problema.