Surf: Lucas Chianca vence Nazaré Challenge

O brasileiro Lucas Chianca venceu, este domingo, o Nazaré Challenge, 3.ª etapa do Mundial de ondas grandes (Big Wave Tour) da World Surf League, que decorreu na Praia do Norte.

A prova estava agendada para sábado, mas foi adiada para o dia seguinte, devido à falta de condições de mar, Lucas Chianca ficou em 1.º lugar; Billy Kemper em 2.º e Natxo González "fechou" o pódio.

A organização atribuiu o prémio “superação” a João de Macedo, o único português que faz parte do circuito de ondas grandes (os outros quatro compatriotas participaram a convite da organização). O surfista falou em “ondas incríveis” proporcionadas pelo mar da Nazaré neste circuito, e frisou que “a Praia do Norte é um palco extraordinário” para estes eventos de ondas grandes.

A 3.ª etapa da temporada do circuito mundial de ondas gigantes aconteceu pela segunda vez na Nazaré, depois de a primeira competição ter sido disputada a 20 de dezembro de 2016, na Praia do Norte.

Para o presidente da Câmara da Nazaré, ese foi "mais um evento potenciador do concelho da Nazaré e da sua economia". "Este ano o Nazaré Challenge, encheu o Sítio de gente, de uma forma nunca vista, garantindo seguramente um retorno económico grande", notou Walter Chicharro, que considera que a relação entre a organização da Tour e o Município está cada vez mais sólida e que o evento continuará a realizar-se nos próximos anos no concelho. “Hoje afirmo, sem problemas, que a WSL está apaixonada pela Nazaré e pela Praia do Norte. A Nazaré tem uma relação forte e bem-sucedida com a World Surf League, e que se manterá por muitos anos”, concluiu o autarca.