Quarta-feira, Novembro 27, 2024
Quarta-feira, Novembro 27, 2024

DGPC e Visabeira assinam concessão de hotel do Mosteiro

Data:

Partilhar artigo:

O contrato de concessão da unidade hoteleira de luxo no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça foi assinado esta terça-feira, na Biblioteca do monumento. A cerimónia foi “apadrinhada” pelo ministro da Cultura, Luís Castro Mendes, pela diretora-geral da Direção-Geral do Património Cultural, Paula Silva, pelo presidente da Visabeira Turismo, José Luís Nogueira, e pelo arquiteto Souto Moura, responsável pelo projeto.

O contrato de concessão da unidade hoteleira de luxo no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça foi assinado esta terça-feira, na Biblioteca do monumento. A cerimónia foi “apadrinhada” pelo ministro da Cultura, Luís Castro Mendes, pela diretora-geral da Direção-Geral do Património Cultural, Paula Silva, pelo presidente da Visabeira Turismo, José Luís Nogueira, e pelo arquiteto Souto Moura, responsável pelo projeto.

A entrada principal do futuro hotel de luxo do Mosteiro vai estar na Rua Silvério Raposo. Contudo, o facto de a rua ser “apertada” causa alguns “constrangimentos de acesso”, pelo que Souto Moura apelou a “uma reflexão camarária” para que se consigam desbloquear algumas “questões de acessibilidade e de estacionamento”. Durante a cerimónia, o arquiteto sugeriu, ainda, a possibilidade de se construir uma nova travessia sobre o rio Alcoa para que os autocarros consigam chegar junto à entrada do hotel de cinco estrelas no Mosteiro.

Região de Cister - Assine Já!

Souto Moura assegurou aos presentes de que “não vão ser demolidas quaisquer paredes mestras” para construir o empreendimento. A unidade hoteleira contempla 81 quartos e 9 suites e, ainda, o aproveitamento do jardim interior do Claustro do Rachadouro, que vai estar “pontualmente ao serviço da comunidade”, garantiu o arquiteto.

Num espaço que “respira história”, José Luis Nogueira considera que é “marcante” poder estar associado “à revitalização” do Mosteiro de Alcobaça. “São espaços como estes que têm boas características para aquilo que o turismo deve ser no futuro”, acrescentou o presidente da Visabeira Turismo.

Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, considera que a assinatura do contrato é “um momento histórico” porque está a ser dado “um salto qualitativo” no que toca à rentabilização económica e turística do património. Já Luís Castro Mendes, ministro da Cultura, congratulou-se pelo protocolo “entre instituições públicas e setor privado” que é, aliás, uma “das prioridades da política cultural” do ministério que tutela. 

AD Footer

Os senhores da guerra

Artigos Relacionados

Os senhores da guerra

Quem são eles? Somos todos nós. Quem no café, disparata sobre russos e ucranianos, israelitas e palestinos, sudaneses, como se...

Melanie Santos lança livro para inspirar gerações futuras

A alcobacense Melanie Santos voltou a “casa”, na quarta-feira da semana passada, para apresentar o livro “Além da...

Continente abre loja Bom Dia na Benedita

A loja Continente Bom Dia abriu, esta quinta-feira, portas na vila da Benedita, na Avenida Padre Inácio Antunes,...

Coleções da Vista Alegre conquistam prémios internacionais de design

A Vista Alegre, que está a celebrar os 200 anos, tem agora mais motivos para celebrar. Sete coleções...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!