Domingo, Abril 21, 2024
Domingo, Abril 21, 2024

História do Mosteiro e de Inês contada em conferências

Data:

Partilhar artigo:

O padre Ricardo Cristóvão e o historiador Jorge Pereira de Sampaio estiveram na semana passada na cidade francesa de Tours, onde proferiram conferências sobre o Mosteiro de Alcobaça e Inês de Castro.
 

O padre Ricardo Cristóvão e o historiador Jorge Pereira de Sampaio estiveram na semana passada na cidade francesa de Tours, onde proferiram conferências sobre o Mosteiro de Alcobaça e Inês de Castro.

A iniciativa surgiu a convite da Association Culturelle France-Portugal de Tours, presidida por Robert Collet, que, há poucos meses, fez uma conferência no Mosteiro de Alcobaça sobre o Vale do Loire como Patrimonio da Humanidade.

Região de Cister - Assine Já!

A primeira conferência deste périplo em terras francesas aconteceu na Sala Anatole France da Câmara Municipal de Tours, perante largas dezenas de franceses, numa parceria entre Ricardo Cristóvão e Jorge Pereira de Sampaio, que abordaram o tema “Mosteiro cisterciense de Alcobaça: uma maravilha de Portugal”.

A segunda conferência ficou a cargo do historiador alcobacense, que abordou o impacto de Inês de Castro na Europa, tendo decorrido na Mediateca do Chateau de Cangé (dirigida por Romain Santamaria), em sessão presidida pela vereadora da Cultura de St. Avertin, Françoise Gourin, e também com a presença do Consul Honorário de Portugal em Tours, Luís Palheta. 

Jorge Pereira de Sampaio é um profundo conhecedor da história de Inês de Castro, tendo sido programador-geral das comemorações do Ano Inesiano, em 2005, a cargo da Fundação Inês de Castro. O ex-diretor do Mosteiro explicou ao REGIÃO DE CISTER que estas conferências em França “tiveram como objetivo divulgar o Mosteiro de Alcobaça numa das regiões que é das mais conhecidas do Mundo no âmbito das classificações Património Mundial, o Vale do Loire com os seus magnificos palácios”.

AD Footer

Artigos Relacionados

O pintor que fez da cerâmica e da azulejaria uma “tela” da vida

Foi de pincel na mão que Luís Sacadura desenhou o trajeto de uma vida particularmente preenchida. Disputado pelas...

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Rui Caria mostra as nazarenas “Mulheres de Sol e Sal”

Estreou ontem, quarta-feira, o primeiro episódio da segunda temporada das Xiaomi Master Classes, com o episódio “Mulheres de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!