Sexta-feira, Abril 26, 2024
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Da Poesia e da História

Data:

Partilhar artigo:

Nos meus tempos de estudante costumava discutir com uma das minhas amigas sobre a importância da história e da poesia para a construção de um raciocínio crítico. Ela insistia em valorizar o passado. Estava convencida da necessidade de conhecer bem os factos e as personagens da História para entender melhor quem somos hoje. Eu argumentava que era preciso conhecer a palavra dos poetas e que só essa palavra é que transportava a nossa alma…

Numa entrevista notável exibida ainda esta semana no canal público de televisão, o Professor Eduardo Lourenço – que é, na minha opinião, o maior pensador vivo na nossa língua e o verdadeiro guardião e intérprete do espírito português – disse que o que somos é o resultado da nossa memória histórica colectiva e, logo a seguir, acrescenta que essa memória nos é entregue pelos poetas!

Ora, este ensinamento do mestre veio confirmar-nos, à minha amiga e a mim, que ambas estávamos no caminho certo quanto à confirmação da nossa identidade e às bases sobre as quais se devem edificar as nossas reflexões sobre quem somos.

Região de Cister - Assine já!

Neste mundo onde já não há lugares misteriosos, porque as imagens de todos os lugares misteriosos estão à distância de um ecrã de computador ou de telemóvel, os grandes descobrimentos parecem continuar a residir na palavra. Isto é, na capacidade que cada um de nós tem para verbalizar desassossegos e dúvidas e mistérios.

Deixo-vos uma das minhas inquietações: Que nos distingue? Quem somos nós, os habitantes dos antigos coutos? Seremos ainda os descendentes da padeira? O fruto do cultivo dos monges? Os pioneiros construtores de barcos, exploradores das pedras ou, como presumo, um pouco de tudo e do mais que soubermos acrescentar ao que já fomos?

 

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!