Sexta-feira, Julho 18, 2025
Sexta-feira, Julho 18, 2025

Da Poesia e da História

Data:

Partilhar artigo:

Nos meus tempos de estudante costumava discutir com uma das minhas amigas sobre a importância da história e da poesia para a construção de um raciocínio crítico. Ela insistia em valorizar o passado. Estava convencida da necessidade de conhecer bem os factos e as personagens da História para entender melhor quem somos hoje. Eu argumentava que era preciso conhecer a palavra dos poetas e que só essa palavra é que transportava a nossa alma…

Numa entrevista notável exibida ainda esta semana no canal público de televisão, o Professor Eduardo Lourenço – que é, na minha opinião, o maior pensador vivo na nossa língua e o verdadeiro guardião e intérprete do espírito português – disse que o que somos é o resultado da nossa memória histórica colectiva e, logo a seguir, acrescenta que essa memória nos é entregue pelos poetas!

Ora, este ensinamento do mestre veio confirmar-nos, à minha amiga e a mim, que ambas estávamos no caminho certo quanto à confirmação da nossa identidade e às bases sobre as quais se devem edificar as nossas reflexões sobre quem somos.

Região de Cister - Assine Já!

Neste mundo onde já não há lugares misteriosos, porque as imagens de todos os lugares misteriosos estão à distância de um ecrã de computador ou de telemóvel, os grandes descobrimentos parecem continuar a residir na palavra. Isto é, na capacidade que cada um de nós tem para verbalizar desassossegos e dúvidas e mistérios.

Deixo-vos uma das minhas inquietações: Que nos distingue? Quem somos nós, os habitantes dos antigos coutos? Seremos ainda os descendentes da padeira? O fruto do cultivo dos monges? Os pioneiros construtores de barcos, exploradores das pedras ou, como presumo, um pouco de tudo e do mais que soubermos acrescentar ao que já fomos?

 

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Primeira Página

Artigos Relacionados

AMA Pedra do Ouro criada para melhorar localidade

Constituída há um mês, a Associação de Moradores e Amigos (AMA) Pedra do Ouro nasceu para dar impulso...

Espaços noturnos da Nazaré só podem funcionar até às 2 da manhã

O executivo municipal aprovou, por unanimidade, na passada semana, uma proposta de funcionamento dos espaços comerciais noturnos que...

Nova diretora do AE Nazaré quer reforçar valorização da escola pública

Paula Trindade assumiu, no passado dia 2 de julho, a Direção do Agrupamento de Escolas (AE) da Nazaré...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!