Terça-feira, Junho 16, 2026
Terça-feira, Junho 16, 2026

PSP está há 60 anos ao serviço dos nazarenos

Data:

Partilhar artigo:

A Polícia de Segurança Pública tem a missão de “garantir a diferença de tudo e de todos”. E é isso que tem feito na Nazaré, desde o dia 9 de maio de 1956. O que significa que a esquadra da PSP na Nazaré comemorou 60 anos de existência esta segunda-feira.

A Polícia de Segurança Pública tem a missão de “garantir a diferença de tudo e de todos”. E é isso que tem feito na Nazaré, desde o dia 9 de maio de 1956. O que significa que a esquadra da PSP na Nazaré comemorou 60 anos de existência esta segunda-feira.

Se há seis décadas a Nazaré precisava de uma esquadra da PSP devido ao aumento sazonal de população, hoje ainda mais assim é. “A Nazaré está na moda e não é só no verão”, defende António Caroça, comandante da PSP da Nazaré. A vila tem uma população que ronda os 10 mil habitantes “mas de um dia para o outro podem estar 100 mil” na vila, acrescenta o polícia. 

Região de Cister - Assine já!

A esquadra da PSP na Nazaré abriu portas em 1956 com um graduado e seis guardas. Seis décadas volvidas, o pessoal ascende aos 33 elementos, que diariamente mantêm a Nazaré num lugar seguro e agradável, tanto para os locais como para os visitantes. 

Este trabalho é feito principalmente “através de patrulhamento proativo nas ruas da vila”, explica o comandante. A ideia por trás desse patrulhamento passa pelos conceitos de “visibilidade e atenção”. Se os agentes da PSP forem vistos na rua, estarão a dissuadir a população de cometer eventuais crimes, considera o responsável. Por outro lado, o comandante, natural de Lisboa, abre as portas à população para partilhar qualquer tipo de informação sobre atividades suspeitas, já que só assim se pode “fazer um trabalho de proximidade”.

Na vila, o tipo de delito mais frequente é o “furto de interior de viaturas”. “De quando em vez há alguns suicídios no promontório” mas, de acordo com o comandante da esquadra, a Nazaré é uma “terra segura e tranquila”, mesmo durante os meses de verão em que o número de pessoas aumenta exponencialmente. 

Para comprovar esta tese, António Caroça aponta o Relatório de Segurança Interna, elaborado pelo Ministério da Administração Interna, do ano passado, que mostra uma diminuição do número de todo o género de crimes na Nazaré.

Com mais ou menos criminalidade, pode estar “seguro” de que a esquadra da Nazaré tudo fará para proteger pessoas e bens.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Quatro histórias, uma certeza: a arte pode (mesmo) salvar

Há coisas sobre as quais nos detemos em busca de uma explicação, mas que teimam não ter uma...

Dezenas de pessoas marcaram presença na inauguração pública do Centro Cultural de Turquel

O novo Centro Cultural de Turquel (CCT) foi inaugurado na tarde do passado sábado, no âmbito das Festas...

Conclusão das obras no IC9 previstas para setembro

Os constrangimentos provocados pelo encerramento do IC9 são uma realidade que tem assolado diariamente os habitantes do concelho...

Projeto de aluno da EPN procura transformar a mobilidade em Portugal

Uma cadeira de rodas de 180 quilos e um País com lacunas profundas ao nível da acessibilidade. Foi...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!