Segunda-feira, Agosto 8, 2022
Segunda-feira, Agosto 8, 2022

Tenório assina desenhos de situações quotidianas caricatas

Data:

Partilhar artigo:

Diogo Monteiro tem 27 anos, é natural de Pisões, freguesia de Pataias, e sempre gostou de desenhar. Tenório “nasceu” em 2012 e desde então não parou de desenhar. 

Diogo Monteiro tem 27 anos, é natural de Pisões, freguesia de Pataias, e sempre gostou de desenhar. Tenório “nasceu” em 2012 e desde então não parou de desenhar. A história não faria sentido se não fossem a mesma pessoa, já que o Tenório é uma personagem fictícia que Diogo Monteiro criou para assinar os seus trabalhos.

Diogo e Tenório têm uma coisa em comum: vivem na “aldeia”. E, por isso, têm o privilégio de observar “situações caricatas”, explica Diogo Monteiro. Um dos exemplos mais esclarecedores é precisamente um dos últimos trabalhos assinados por Tenório com o “caricato” título de “Avó do Rui fez uma reza aos porcos porque os porcos não comiam há três dias”. O título fala por si e resume o que se passou com os porcos da avó do Rui.

O pisoense trabalha como arquiteto “das oito às cinco” mas dedica, também, muito tempo à ilustração. Os trabalhos surgem da “pica” que dá “adormecer com uma ideia e acordar com ela e não mais a largar”, confessa Diogo Monteiro.

A “pena” de Tenório trabalha com várias bandas para quem desenha cartazes ou capas de CD, mas “ultimamente tem dedicado mais tempo às fanzines”.  Além destes trabalhos, Tenório tem no currículo a ilustração de um livro infantil, apresentado no passado sábado, que tem, também, um título curioso: “Deu-me o Nome Liberdade o Avô Agostinho da Silva”, escrito por Patrícia Martins. Nestes dias o trabalho de Tenório vai estar exposto em Leiria, no âmbito do Festival A Porta, no qual o artista vai pintar uma fachada do Hostel Atlas.

Não há simbologia por trás do nome Tenório. “Tive a necessidade de criar um nome para assinar os trabalhos e se olhar para os desenhos parece-me natural que seja o Tenório a fazê-los”, explica Diogo Monteiro. 

Seja pela mão do homem ou da personagem, o selo de qualidade Tenório vai continuar a espalhar-se pela região. 

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Cinco feridos após despiste de viatura que causou incêndio rural em Alfeizerão

Cinco pessoas ficaram feridas na sequência de um despiste de uma viatura, na tarde desta sexta-feira, na localidade...

Nazarena Raquel Libório eleita Best Face Teen Mundial 2022

Raquel Libório, natural da Nazaré, foi eleita Best Face Miss Teen Mundial 2022 A distinção da jovem nazarena, de...

Francesinhas à moda do Porto são a mais recente novidade na freguesia de Turquel

O café/snack-bar “Mira-Serra”, em Turquel, tem um novo “sabor”. Tudo porque, há três meses, o espaço, agora com...

Atelier do Doce remodela casa para criar projeto inovador

A “casa” do Atelier do Doce tem estado em obras. Com a ampliação para mais 1.500 metros quadrados,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!