Sexta-feira, Março 29, 2024
Sexta-feira, Março 29, 2024

Tenório assina desenhos de situações quotidianas caricatas

Data:

Partilhar artigo:

Diogo Monteiro tem 27 anos, é natural de Pisões, freguesia de Pataias, e sempre gostou de desenhar. Tenório “nasceu” em 2012 e desde então não parou de desenhar. 

Diogo Monteiro tem 27 anos, é natural de Pisões, freguesia de Pataias, e sempre gostou de desenhar. Tenório “nasceu” em 2012 e desde então não parou de desenhar. A história não faria sentido se não fossem a mesma pessoa, já que o Tenório é uma personagem fictícia que Diogo Monteiro criou para assinar os seus trabalhos.

Diogo e Tenório têm uma coisa em comum: vivem na “aldeia”. E, por isso, têm o privilégio de observar “situações caricatas”, explica Diogo Monteiro. Um dos exemplos mais esclarecedores é precisamente um dos últimos trabalhos assinados por Tenório com o “caricato” título de “Avó do Rui fez uma reza aos porcos porque os porcos não comiam há três dias”. O título fala por si e resume o que se passou com os porcos da avó do Rui.

Região de Cister - Assine já!

O pisoense trabalha como arquiteto “das oito às cinco” mas dedica, também, muito tempo à ilustração. Os trabalhos surgem da “pica” que dá “adormecer com uma ideia e acordar com ela e não mais a largar”, confessa Diogo Monteiro.

A “pena” de Tenório trabalha com várias bandas para quem desenha cartazes ou capas de CD, mas “ultimamente tem dedicado mais tempo às fanzines”.  Além destes trabalhos, Tenório tem no currículo a ilustração de um livro infantil, apresentado no passado sábado, que tem, também, um título curioso: “Deu-me o Nome Liberdade o Avô Agostinho da Silva”, escrito por Patrícia Martins. Nestes dias o trabalho de Tenório vai estar exposto em Leiria, no âmbito do Festival A Porta, no qual o artista vai pintar uma fachada do Hostel Atlas.

Não há simbologia por trás do nome Tenório. “Tive a necessidade de criar um nome para assinar os trabalhos e se olhar para os desenhos parece-me natural que seja o Tenório a fazê-los”, explica Diogo Monteiro. 

Seja pela mão do homem ou da personagem, o selo de qualidade Tenório vai continuar a espalhar-se pela região. 

AD Footer

Meridiano de Moscovo

Artigos Relacionados

Meridiano de Moscovo

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu,...

Iniciados do Alfeizerense interrompem ciclo vitorioso

13 meses depois, e pela primeira vez esta temporada, o Alfeizerense perdeu um jogo no escalão de iniciados....

Dom Fuas AC visita grande com sonho gigante na Taça

São 7 contra 7 e no fim cada um pode ganhar. É com esta confiança que o Dom...

S.A. Marionetas marca presença em festival espanhol

A S.A. Marionetas vai marcar presença na 8.ª edição do Festival de Titelles Portsxinel que decorre até ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!