Sábado, Novembro 8, 2025
Sábado, Novembro 8, 2025

Petição pede exoneração de diretora do Mosteiro de Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

Quase centena e meia de pessoas já assinaram uma petição online que pede a exoneração de Ana Pagará como diretora do Mosteiro. 

Quase centena e meia de pessoas já assinaram uma petição online que pede a exoneração de Ana Pagará como diretora do Mosteiro. 

A petição, endereçada a Paulo Silva, diretora-geral da Direção-Geral do Património Cultural, a entidade responsável pelo Mosteiro de Alcobaça, aponta dois factos para a “exoneração” da dirigente: o “estado de degradação do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça” e o “desrespeito pelos alcobacenses”.

Região de Cister - Assine Já!

A petição tem sido partilhada várias vezes nas redes sociais, no entanto o “criador” do movimento mantém-se no anonimato. Ainda assim, o promotor da petição afirma-se como “alcobacense com algum sentido de razoabilidade” que expressa “o desagrado e discordância para com as atitudes de gestão do monumento” gerido por Ana Pagará.

O documento digital aponta, também, o “afastamento dos tenores Luís Peças e João Paulo Ferreira” das habituais atuações no Mosteiro como um dos argumentos para solicitar a exoneração da diretora do Mosteiro. “Sem dúvida que é um desrespeito por Alcobaça”, considera.

O REGIÃO DE CISTER tentou contactar a diretora do Mosteiro para registar os seus comentários em relação à petição mas tal não foi possível por se encontrar em período de férias. Ana Pagará sucedeu no cargo a Jorge Pereira de Sampaio, num processo que fez correr muita tinta.

AD Footer

Artigos Relacionados

Fator “aldeia do hóquei” decisivo para HC Turquel

Dois jogos na aldeia do hóquei e… duas vitórias para o HC Turquel. O fator casa tem sido...

Futebol: Nazarenos vence dérbi da região e encosta ao líder

Um golo de André Mendes, aos 17 minutos, e um bis de Ricky, aos 37 e aos 70,...

Pedro Chagas Freitas e Amigos da Treta no Festival Literário de Mira de Aire

Após o sucesso das duas primeiras edições, o Festival Literário de Mira de Aire está de regresso à...

Jorge Vala coloca educação gratuita como “prioridade máxima” para último mandato

A educação gratuita será a “prioridade máxima” do último mandato de Jorge Vala à frente da Câmara de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!