Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Antiga fábrica de cartonagem acolhe animais do Gapa

Data:

Partilhar artigo:

O Grupo de Amigos dos Peludinhos de Alcobaça (Gapa) inaugurou, este domingo, as novas instalações da associação, localizadas em Coz, onde vão ser acolhidos, para já, 54 cães. Há ainda planos para criar um espaço de gatil.

O Grupo de Amigos dos Peludinhos de Alcobaça (Gapa) inaugurou, este domingo, as novas instalações da associação, localizadas em Coz, onde vão ser acolhidos, para já, 54 cães. Há ainda planos para criar um espaço de gatil.

O edifício, com capacidade para 28 boxes e acolher uma centena de cães, na ala canil, e oito boxes e meia centena de gatos, no espaço de gatil, pertencia a uma antiga fábrica de cartonagem. Foi com a “enorme ajuda de beneméritos como o senhor José e a senhora Adelaide” que os cães foram transferidos da casa da própria Elisabete Rodrigues para este espaço, “que teve um investimento de 11.250 euros”, adianta a presidente da Direção do Gapa.

Região de Cister - Assine já!

Elisabete Rodrigues chegou a albergar 67 cães e 15 gatos em sua casa. A necessidade de um novo espaço era óbvia, mas o amor pelos animais era maior: apesar do elevado número, a responsável pela associação manteve firme a sua decisão de não proceder ao abate de nenhum deles, a não ser em casos de extrema necessidade, acompanhando-os até ao fim da vida. “Prefiro tratar dos animais com que assumo um compromisso, em vez de sacrificar a vida de uns para poder albergar outros”, justifica Elisabete Rodrigues.

Apesar de as novas instalações terem vindo colmatar a necessidade de um espaço físico, outras carências da associação continuam ainda por resolver, nomeadamente “a presença de um grupo definido de voluntários, janelas que fechem o espaço, casotas para os cães terem onde se recolher, camas e detergentes”, enumera a presidente do Gapa.

AD Footer

Artigos Relacionados

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Rui Caria mostra as nazarenas “Mulheres de Sol e Sal”

Estreou ontem, quarta-feira, o primeiro episódio da segunda temporada das Xiaomi Master Classes, com o episódio “Mulheres de...

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!