Terça-feira, Janeiro 31, 2023
Terça-feira, Janeiro 31, 2023

Férias na minha terra

Data:

Partilhar artigo:

Como seria se nunca tivesse partido ou se nunca tivesse voltado?

Nunca, como neste verão, nas inevitáveis andanças a que o calor e as férias nos impelem, estive tão atenta à “história de quem vai e de quem fica”. Entre aspas porque este é também o título de um dos magníficos romances da tetralogia “A Amiga Genial” de Elena Ferrante, que li este agosto.

Talvez estas reflexões tenham decorrido do próprio tema dos livros, que nos remete para a linearidade do tempo e para o espaço que nos enforma, ou talvez porque as férias, sendo uma espécie de parêntesis no nosso quotidiano, são propícias a encontros e a novos olhares. Encontros com quem vai e com quem fica em cada sítio que visitamos.

Região de Cister - Assine Já!

Uma parte sagrada do meu tempo de férias é passada nesta minha terra. Aqui convergimos os que foram viver noutra cidade, os que partiram para outro país, os que regressaram e os que nunca saíram deste lugar.

Estas histórias de quem vai e de quem fica depois do tempo suspenso das férias são o sal com que tempero a rotina dos dias. O parente próximo e o amigo ocasional acrescentam-me. Trazem consigo ecos de outras histórias que só posso adivinhar, transportam o peso de uma vida condimentada por outros horizontes e quando partem levam consigo um pouco do que sou também, deixando-me a dúvida sobre quem seria eu se seguisse por ali também. 

No início de cada ano de trabalho, não posso deixar de agradecer a riqueza das suas vidas. Sejam elas vidas preenchidas pelo lugar onde nasci, sejam elas temperadas por terras outras, cuja natureza e razão me levam a refletir sobre a máxima de Ortega y Gasset “o homem é o homem e a sua circunstância”. Isto é, quem seria se acaso tivesse habitado outro lugar, se tivesse emigrado, se nunca tivesse saído ou regressado a esta terra.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Andar com o escritório numa mão

Fábio Filipe tinha duas opções: passar das funções de club manager para área manager de um clube de...

‘Dragão’ Stephen Eustáquio marca e conquista Taça da Liga de futebol

Stephen Eustáquio teve papel bastante importante ao apontar o primeiro golo na vitória que deu ao FC Porto...

Oonify abre espaço dedicado à formação na Nazaré

A Oonify abriu, recentemente, na Nazaré, um novo espaço de formação, a que chamou de "Oonify Space". O novo...

Sons Com(n)Sentidos ouvem-se agora nos cavaquinhos e percussão da Cercilei

Em cima do palco, os homens apresentam-se de suspensórios, as mulheres levam uma bandolete na cabeça. Todos vestem...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!