Quarta-feira, Abril 24, 2024
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Férias na minha terra

Data:

Partilhar artigo:

Como seria se nunca tivesse partido ou se nunca tivesse voltado?

Nunca, como neste verão, nas inevitáveis andanças a que o calor e as férias nos impelem, estive tão atenta à “história de quem vai e de quem fica”. Entre aspas porque este é também o título de um dos magníficos romances da tetralogia “A Amiga Genial” de Elena Ferrante, que li este agosto.

Talvez estas reflexões tenham decorrido do próprio tema dos livros, que nos remete para a linearidade do tempo e para o espaço que nos enforma, ou talvez porque as férias, sendo uma espécie de parêntesis no nosso quotidiano, são propícias a encontros e a novos olhares. Encontros com quem vai e com quem fica em cada sítio que visitamos.

Região de Cister - Assine Já!

Uma parte sagrada do meu tempo de férias é passada nesta minha terra. Aqui convergimos os que foram viver noutra cidade, os que partiram para outro país, os que regressaram e os que nunca saíram deste lugar.

Estas histórias de quem vai e de quem fica depois do tempo suspenso das férias são o sal com que tempero a rotina dos dias. O parente próximo e o amigo ocasional acrescentam-me. Trazem consigo ecos de outras histórias que só posso adivinhar, transportam o peso de uma vida condimentada por outros horizontes e quando partem levam consigo um pouco do que sou também, deixando-me a dúvida sobre quem seria eu se seguisse por ali também. 

No início de cada ano de trabalho, não posso deixar de agradecer a riqueza das suas vidas. Sejam elas vidas preenchidas pelo lugar onde nasci, sejam elas temperadas por terras outras, cuja natureza e razão me levam a refletir sobre a máxima de Ortega y Gasset “o homem é o homem e a sua circunstância”. Isto é, quem seria se acaso tivesse habitado outro lugar, se tivesse emigrado, se nunca tivesse saído ou regressado a esta terra.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Casa da Música em Turquel recebe 92.ª sessão dos Amigos das Letras

A partir das 18 horas do próximo domingo, dia 28, na Casa da Música, em Turquel, os Amigos...

Festival de Grupos Musicais da Rutis foi ponto alto do 18.º aniversário da USB

A rebentar pelas costuras. Assim esteve o Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na tarde do passado dia 16, por...

Idosos do Lar Residencial de Évora de Alcobaça voltaram à juventude com uma sessão de… retratos

Com tudo a que tinham direito. Assim foi a sessão de retratos em que participaram os idosos do...

Região celebra meio século da revolução em grande

50 anos. Comemora-se amanhã, 25 de abril, precisamente meio século da Revolução dos Cravos, aquele que é considerado...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!