A União de Freguesias de Pataias e Martingança está a estudar um acordo de geminação com o município de La Queue-en-Brie, em França.
Jean Paul Faure-Soulet, presidente da Mairie (equivalente a Câmara Municipal) de La Queue-en-Brie, na zona de L’Ile de France, visitou a União das Freguesias de Pataias e Martingança, no início do mês, com o objetivo de dar início ao processo de geminação da vila que representa com Pataias.
A comitiva integrava ainda Alain Comparot, adjunto do presidente, Marie Claude Gay, adjunta do presidente para a cultura, vida associativa e festas, Ana Marie de Almeida, adjunta do presidente para os recursos humanos e administração geral, e Laurent Paillas, diretor geral dos serviços.
Depois da troca de presentes e conversações decorridas na sede da Junta de Pataias, os autarcas visitaram várias localidades da UFPM, instituições sociais e religiosas e a costa da freguesia. “Gostámos muito de conhecer a freguesia. É muito acolhedora. Penso que esta geminação vai ser muito bem sucedida”, confirmou Jean Paul Faure-Soulet, no final da visita.
Para o presidente da UFPM, a geminação “tem pernas para andar das duas partes” uma vez que permite “intercâmbios sociais, culturais e desportivos para os mais jovens e menos jovens”.
O acordo está a ser estudado “há um ano” quando Valter Ribeiro visitou aquela região que, segundo o autarca, tem bastantes emigrantes do concelho e das freguesias de Pataias e Martingança. Para dar sequência ao projeto, a carta convite do município francês vai ser apresentada e votada em assembleia de freguesia ainda este mês e Valter Ribeiro espera que durante o mês de novembro o acordo de geminação possa ser oficialmente celebrado.