Quinta-feira, Dezembro 11, 2025
Quinta-feira, Dezembro 11, 2025

Comércio e cultura

Data:

Partilhar artigo:

Sempre acreditei que o comércio e a cultura são o combustível e o comburente de uma sociedade dinâmica e desenvolvida. Quando uma destas atividades entra em declínio, a outra segue-a e acaba por definhar também. Em sentido oposto, se apostarmos claramente numa, a outra saberá expandir-se.

Um destes dias deitei a mão a um velho texto de Fernando Pessoa, publicado em 1926 na Revista de Comércio e Contabilidade, no qual o poeta refletia sobre esta relação íntima entre o comércio e a cultura, recordando que “as sociedades que mais proeminentemente se destacaram na criação de valores culturais são as que mais proeminentemente se destacaram no exercício assíduo do comércio”. “Comercial, eminentemente comercial,” escrevia ”foi Atenas. Comercial, eminentemente comercial, foi Florença”.

Ora, todos nós queremos Alcobaça cheia de vida. Queremos uma cidade vibrante e autêntica, capaz de produzir e de comercializar o melhor que há na agricultura, na cerâmica, nos doces e na gastronomia em geral. E se assim é, não podemos descurar a cultura, nem os valores culturais.

Região de Cister - Assine já!

O vigor das atividades económicas depende dos empreendedores, dos que sonham, dos que investem e trabalham e acreditam. O vigor da atividade cultural depende exatamente dos que sonham, dos que investem dos que trabalham e acreditam! Só precisamos, portanto, de nos desafiarmos a fazer mais e melhor. 

Ainda agora terminou mais um festival Books & Movies. Não tarda nada, chegam os Doces Conventuais e, se tudo correr bem, o Cistermúsica há-de regressar quando for verão outra vez. Não é ainda uma programação intensa. Mas a verdade é que Alcobaça já tem um calendário de eventos culturais de que nos podemos orgulhar. E com estes grandes momentos, ricos em atividades, mas sobretudo em simbolismo, outros virão. Virão as marionetas do Gil e a vontade dos escritores, virão as bandas extraordinárias e as mãos firmes dos escultores, virão poetas, desportistas e empreendedores. Porque uma coisa leva à outra e paulatinamente as nossas ruas se vão iluminando de vida e de gente outra vez!

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Primeira Página

Artigos Relacionados

Academia Chiquedance sagra-se vice-campeã regional pela primeira vez

A Academa Chiquedance sagrou-se, pela primeira vez na sua história, vice-campeã regional de latinas e de standard da...

Centro de Diagnóstico Integrado em Porto de Mós já é uma realidade

O Centro de Saúde de Porto de Mós vai receber um Centro de Diagnóstico Integrado. O projeto liderado...

Vanda Furtado Marques conta história de S. Bernardo de Claraval

A campanha de angariação de fundos lançada na plataforma PPL por Vanda Furtado Marques, há cerca de dois...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!