Domingo, Fevereiro 22, 2026
Domingo, Fevereiro 22, 2026

Oposição aponta “falhas” no concurso público da Marginal da Nazaré

Data:

Partilhar artigo:

Os vereadores da oposição da Câmara da Nazaré apontam várias críticas ao resultado do concurso público para a 2.ª fase da obra de reabilitação da marginal da Nazaré.

Os vereadores da oposição da Câmara da Nazaré apontam várias críticas ao resultado do concurso público para a 2.ª fase da obra de reabilitação da marginal da Nazaré.

António Trindade, eleito pelo Grupo de Cidadãos Independentes do Concelho da Nazaré (GCICN), fala em “falhas graves” no procedimento, advertindo para a possibilidade de novos processos judiciais contra a autarquia, “convicto que uma das empresas não selecionadas tente impugar o resultado do concurso público”.  

Região de Cister - Assine já!

Já Belmiro Fonte (PSD) acusa, em declarações ao REGIÃO DE CISTER, o executivo de “quebrar as suas próprias regras  apenas para conseguir concluir a requalificação da avenida marginal a tempo das eleições autárquicas do próximo ano”. 

Em causa, defendem os vereadores, está o facto de nenhuma das seis empresas concorrentes cumprirem todos os requisitos e critérios definidos pelo júri do procedimento de contratação pública. Pelo que, no entendimento dos autarcas do GCICN e do PSD, “o concurso deveria ter ficado deserto e ser aberto novo procedimento”.

A empresa vencedora – Manuel Pedro Sousa & Filhos, sediada em Casal da Charneca, freguesia de Évora de Alcobaça, foi selecionada para executar a obra apesar de não cumprir “o indicador de liquidez geral” por uma diferença de 4 por cento. O relatório do júri considera que a diferença “não tem relevância material”, Com os votos contra dos três vereadores da oposição, o resultado do concurso público foi aprovado com o voto de qualidade do vice-presidente Manuel António Sequeira, já que o presidente da Câmara estava impedido de participar na votação por presidir ao júri que elaborou o relatório.

Questionado pelo REGIÃO DE CISTER, Walter Chicharro recusou fazer quaisquer comentários “já que a resposta é técnica e não política”, remetendo as questões para os técnicos que elaboraram o relatório. Por sua vez, os restantes membros do júri admitiram que “existe a possibilidade de impugnação que todos os candidatos/concorrentes/interessados têm em todos os procedimentos de contratação pública”, mas dizem que a situação não os “preocupa”. “Defendemos as posições plasmadas nos relatórios que entendemos cumprirem com a Lei”, sublinharam os membros do júri, em resposta ao esclarecimento do REGIÃO DE CISTER. 

A segunda fase da requalificação da marginal pretende renovar o pavimento, o passeio e o mobiliário urbano da avenida, à semelhança do que já foi feito no mesmo troço entre a Praça Sousa Oliveira e a avenida Vieira Guimarães.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Atletas da região em grande plano nos nacionais

Foi um fim de semana em grande para os representantes da região nos nacionais de pista curta, que...

Stone Dead anunciam regresso com o lançamento do disco “Milk”

Os Stone Dead estão de regresso com um novo álbum.Depois do sucesso do álbum de estreia “Good Boys”,...

Mr. & Mrs. Bee transforma néctar em ouro líquido

Sabia que existem dois tipos de mel? É verdade: o mel multifloral, que resulta do néctar de várias...

Epadrc promove bem-estar junto da comunidade escolar

A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc), em Alcobaça, tem vindo a desenvolver, ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!