Uma família inteira nasceu para a música. O pai José, a mãe Susana e as filhas Catarina e Laura integram o Coro da Banda de Alcobaça desde que o agrupamento foi criado, em 2013.
Nesta família tudo sai bem afinado. O pai José, a mãe Susana e as filhas Catarina e Laura integram o Coro da Banda de Alcobaça desde que o agrupamento foi criado, em 2013. José Mesquita, natural do Porto, e Susana Clara, de Peniche, conheceram-se e apaixonaram-se durante a vida académica… no Coro Misto da Universidade de Coimbra, “lá para a década de 90” do século passado.
O gosto pelo coro, que no caso de José surgiu por acaso, evoluiu para algo mais sério e passados todos estes anos, transformou-se numa verdadeira atividade de família. “Temos outras atividades e as meninas também praticam desporto mas é a cantar que estamos todos juntos”, nota Susana Clara.
Apesar da diferença de idades, a psicóloga de profissão garante que “todos estão ao mesmo nível” na música. As três sopranos e o baixo “aprendem uns com os outros” e apresentam “mini-shows” em casa, para praticar as músicas escolhidas pela maestrina Vera Santos.
As filhas Catarina e Laura começaram a ir aos ensaios “muito novas” quando Laura ainda nem sabia ler. A menina, que não recusa um sorriso a ninguém, começou por assistir apenas aos ensaios e gradualmente foi fazendo pequenas participações, “porque foi decorando as músicas mesmo sem saber ler”, conta a mãe.
Esta família é, também, a prova que para cantar basta “ter bom ouvido”, garante José Mesquita que, à semelhança do resto da família, não tem qualquer formação musical. Laura, a mais nova, vai mais longe e dá conselhos para aprender a cantar: “é preciso ouvir, treinar e praticar as notas mais difíceis e aprender com quem mais sabe”.
Posto desta forma, é “fácil” começar a cantar e toda a gente o pode fazer, acredita a menina de 9 anos que pensa vir a poder ter um futuro relacionado com a música.